Quem tem um aparelho com Android em casa já deve conhecer o Google Play Services. Este é um aplicativo nativo do sistema operacional, que atua para colocar em ação diversas tarefas de segundo plano no smartphone. Embora ele seja essencial para o dispositivo, também pode ser um dos vilões para a bateria e armazenamento.
Leia mais: Usuários restritos! Musk anuncia limite de posts acessados no Twitter
Aplicativo é o vilão
Isso, porque como ele funciona geralmente em segundo plano, o dispositivo costuma consumir bateria. O nível de consumo pode ser maior do que Google Chrome. O que fazer para resolver a situação? Confira detalhes!
Dicas para manter o bom desempenho do celular
Conforme apontam as informações do portal IGN Brasil, o Google Play Services costuma aparecer nas listas de aplicativos que mais consomem bateria, desbancando até mesmo os apps em primeiro plano, como o Chrome.
Para confirmar que o recurso, de fato, está consumindo a energia do celular, vale a pena dar uma conferida na parte de configurações do aparelho. Geralmente, o dispositivo faz atualizações automaticamente. Com as atualizações, é comum aumentar também o funcionamento em segundo plano.
Agora, caso o usuário perceba que o aparelho está apresentando um desempenho mais lento e até mesmo superaquecendo, a orientação é tentar corrigi-lo. Isso vai ajudar a manter o sistema funcionando corretamente, além disso, também irá reduzir o consumo de energia.
Então, se o usuário tem certeza de que o Google Play Services é o causador do problema, a dica é verificar no sistema se há alguma atualização pendente. Claro, a opção de limpar os dados do aplicativo também pode ser uma estratégia interessante, pois assim a ferramenta poderá ser redefinida.
Mais uma alternativa é usar a função “forçar parada”. Esse recurso pode ser encontrado na parte de configurações do aplicativo no celular e serve para ajudar o sistema quando algum app trava em processo de segundo plano.
Um ponto importante a ser destacado é que a exclusão dessa ferramenta não é a melhor abordagem, visto que ela é fundamental para o funcionamento do smartphone. As dicas servem para quem percebe que o aparelho esquenta muito durante o uso e fica com um desempenho lento, bem como para quem verificou que a ferramenta em questão está consumindo muita bateria com certa frequência.
Se nenhuma dessas situações foram percebidas, então o melhor a ser feito é aguardar até que uma nova atualização do Android seja liberada ou procurar ajuda especializada.