scorecardresearch ghost pixel



Nome sujo na praça: 3 maneiras de checar se você está negativado

Milhares de brasileiros estão com dívidas em atraso e, por isso, acabam negativados. Veja como descobrir se também está com o nome sujo.



Conforme dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 40% dos brasileiros estavam com nome sujo em setembro do ano passado. O número equivale a 64,25 milhões de pessoas. É o seu caso? Aprenda a verificar.

Leia mais: Desenrola pode limpar até 2,5 milhões de nomes se o Nubank participar, diz Haddad

Manter as dívidas em atraso por muito tempo é “pedir” para ficar negativado no mercado. Essa é uma situação que pode tirar o sono de muitos brasileiros, uma vez que a pessoa é impedida de realizar o financiamento de um imóvel, por exemplo, contudo também pode ter que lidar com a dificuldade de comprar algum produto a prazo.

E uma dúvida que pode surgir acerca do tema é: como saber se a pessoa faz parte da lista de pessoas com o nome sujo, ou seja, que estão com o CPF negativado? Para evitar surpresas, o portal da CNN Brasil listou três formas de consultar a situação do nome. Qualquer um pode seguir as orientações para seguir de consciência limpa.

Processo para descobrir se nome está sujo

A primeira delas é diretamente pelo site ou aplicativo da Serasa. Para isso, o usuário precisa acessar o site e depois buscar pela página “Consultar CPF grátis”. Dessa forma, a pessoa realiza o cadastro e, logo em seguida, faz o login. No sistema, o usuário clica no menu “Meu CPF”. Assim, poderá ver todas as informações e se há alguma pendência.

Ele pode verificar quando ficou com o “nome sujo”, para quem está devendo e o valor total, com juros. As mesmas informações podem ser encontradas no aplicativo da instituição. Outra forma de checagem se dá por meio dos canais virtuais do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Ao acessar o site do Cadastro Positivo e efetuar o cadastro, a pessoa pode encontrar dados sobre score de crédito e até detalhes sobre negociação de dívidas.

No acesso, é importante ficar atento a esse passo: o sistema vai solicitar o uso do aplicativo Google Authenticator para ativar um token. Dessa forma, sempre que o sistema for acessado, será necessário adicionar o código que aparece nesse app. Além disso, o processo pode ser feito pelo aplicativo do SPC, chamado SPC Consumidor.

Por fim, o site do Boa Vista SCPC, bem como o app, também são alternativas para saber qual é a situação do seu nome. Por lá, basta o usuário buscar a função “Consulta de CPF”, realizar o login e consultar as informações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário