Nubank em risco? Bancos digitais sofrerão um grande declínio, diz BofA

BofA fala em saturação de bancos digitais e Nubank já mostra sinais de estar procurando soluções para manter sua base de usuários aquecida.



Que o Nubank é um sucesso ninguém discute, mas a saturação de bancos digitais como ele pode estar cada vez mais próxima, pelo menos segundo o Bank of America (BofA). A instituição argumenta que esses neobancos terão um significativo declínio após terem alcançado grande popularidade com seu sistema de pagamento inovador.

Leia também: Boa notícia! Nubank irá limpar nome de clientes com dívidas de até R$ 100

Nesse sentido, o Nubank surge como exemplo por continuar sendo líder entre as fintechs em número de downloads e usuários ativos, mas seu crescimento não está tão forte, segundo os analistas do BofA.

Os cinco maiores neobancos do Brasil, incluindo Nubank, PicPay, C6, Inter e Mercado Pago, representam mais de 60% dos downloads do setor de finanças, mostrando a consolidação gradual do setor.

Os downloads das fintechs se mantiveram próximos à média dos últimos três meses, totalizando 12,4 milhões de downloads. No entanto, houve uma queda de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma diminuição em relação à média observada entre 2021 e 2022, que foi de 19,5 milhões.

É evidente uma saturação de bancos digitais para o BofA

Os analistas do BofA observam que o número total de usuários ativos ficou estável nos últimos doze meses, sugerindo que o setor está se aproximando da saturação. O crescimento em usuários ativos provavelmente virá de ganhos de market share, já que há pouco espaço para aumentar o número total de contas ativas no país.

A maioria das fintechs perdeu usuários ativos em relação ao mês anterior, com exceção do Nubank e C6. Neon, Next e PagBank tiveram os piores desempenhos nesse aspecto.

Percebendo isso, alguns players começaram a se movimentar. Para expandir sua base de clientes, o Nubank, por exemplo, fechou uma parceria com a Ebanx, uma fintech global de meio de pagamentos, para oferecer o NuPay como método de pagamento alternativo para compras internacionais. Com essa parceria, mais de 1,6 mil empresas internacionais poderão utilizar o meio de pagamento do Nubank.

O Nubank também anunciou uma parceria com a varejista Casas Bahia para implementar uma nova experiência de compras dentro do seu aplicativo, buscando oferecer aos clientes uma jornada de compra mais eficiente e segura. A atualização já está disponível para todos os usuários.

Já os bancos tradicionais tiveram 6,3 milhões de downloads em junho, e sua atividade de clientes manteve-se estável nos aplicativos do Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco, mas enfraqueceu nos aplicativos da Caixa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário