scorecardresearch ghost pixel



O que é a reforma tributária e como ela impactará os investimentos

O texto da reforma tributária já foi apresentado na Câmara e deve seguir para votação em julho, mas qual seu impacto para quem investe na Bolsa? Descubra aqui!



A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária foi formalmente apresentada na Câmara dos Deputados. Agora, o que se espera é que o texto seja votado ainda neste mês de julho. Mas você sabe o que é a reforma tributária e como ela afeta os investimentos no país? Continue lendo e entenda.

Leia também: Governo quer votar a reforma tributária em primeiro turno ainda nesta semana

O objetivo central da reforma é simplificar o atual modelo tributário, reduzindo o tempo e o dinheiro gastos pelas empresas para lidar com suas obrigações tributárias. O texto inicial foi apresentado pelo deputado Agnaldo Ribeiro na semana passada e ele passará por modificações e votações na Câmara.

Até o momento, especialistas do mercado ainda não conseguem prever o impacto específico da reforma nos investimentos, mas há uma tendência de que as mudanças afetem as empresas listadas na bolsa de valores. O setor de serviços, por exemplo, está pressionando por alterações no texto da proposta.

Entenda a reforma tributária e seus possíveis impactos para investidores

Segundo especialistas, espera-se que as alterações resultem em uma redução no tempo e no dinheiro gastos pelas empresas para cumprir suas obrigações tributárias. No entanto, ainda não está claro como essas mudanças afetarão os diferentes tipos de investimentos.

Devido ao aumento da alíquota para empresas prestadoras de serviços, há preocupação de que o setor seja prejudicado pela reforma. Por outro lado, o projeto atual tende a beneficiar o setor industrial, que terá uma alíquota menor.

O que é a reforma?

De forma geral, a reforma tributária visa simplificar o modelo de tributação no Brasil, especialmente em relação aos impostos sobre bens e serviços. Isso não significa necessariamente um aumento na carga tributária.

Entre os principais pontos da reforma está a extinção de cinco impostos vigentes (IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS) e a criação de dois impostos sobre valor agregado (IBS e CBS). A proposta busca estabelecer um sistema não cumulativo de tributação, no qual o imposto pago em uma etapa é creditado na etapa seguinte.

O que a proposta inicial prevê é uma alíquota única de imposto, e alguns grupos específicos de bens e serviços pagariam apenas 50% do total. Além disso, certos medicamentos e serviços educacionais seriam isentos de tributação.

Qual vai ser o impacto na bolsa?

Ainda não se sabe exatamente como a reforma tributária afetará os investimentos, pois o texto ainda passará por alterações no Congresso até virar lei. No entanto, algumas análises indicam que as ações das empresas listadas na bolsa de valores podem ser os ativos mais sensíveis às mudanças.

Como visto, outra questão é que, embora a reforma deva beneficiar o setor industrial, reduzindo o efeito cascata da tributação cumulativa, o setor de serviços pode ser prejudicado com o aumento da carga tributária. Empresários desse setor estão pressionando pelo adiamento da votação e são críticos em relação à reforma, argumentando que haverá aumento na alíquota e impacto nos empregos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário