O preço do ovo de gasolina disparou 22,93% em 12 meses, até junho deste ano, mostra um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são preocupantes para boa parte da população, que costuma contar sempre com a proteína na mesa.
Leia mais: Preço de uma casa: por que o par de tênis da Apple está à venda por R$ 236 mil?
O avanço é muito maior que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que no mesmo período acumula alta de 3,16%. No ano, o indicador sobe 2,87%.
Então o que explica esse aumento expressivo no ovo de galinha? Por que o alimento está tão caro no Brasil?
Produção e exportações
A alta é explicada principalmente pela disparada dos custos de produção, causada pelo aumento nos preços de farelo de soja e milho, ingredientes usados nas rações das aves. Também ficaram mais caros a energia e os custos logísticos, como os combustíveis, o que elevou ainda mais o gasto do produtor.
A ração das galinhas corresponde até 70% do custo total de produção dos ovos. Nos últimos meses, o alimento das aves ficou cerca de 60% mais caro, fazendo com que os produtores reduzissem a quantidade de animais nas granjas.
Assim, com menos galinhas nas granjas e menos produtos nas prateleiras, o preço subiu.
Outra razão para o cenário atual é a expansão das exportações brasileiras de ovos, que no primeiro semestre cresceram 150% na comparação com o ano passado. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), 16,6 mil toneladas do alimento foram exportadas entre janeiro e junho, contra 6,6 mil toneladas no mesmo período de 2022.
Vale mencionar que o aumento nas compras internacionais é resultado de um surto mundial de gripe aviária, que reduziu a produção na Ásia, Europa e Estados Unidos.
Quando o preço vai cair?
Segundo especialistas, o preço do ovo não deve oscilar tanto até o fim de 2023, mas pode começar a cair em 2024. O motivo é a safra recorde de soja no Brasil, além da colheita de milho, que deve ser a maior da história.
A maior produção de grãos tende a reduzir o preço das rações e, consequentemente, baixar o custo para os produtores de ovos. Entretanto, é importante lembrar que esse item é uma commodity, suas cotações ainda dependem das safras norte-americanas.
Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o custo de produção de uma caixa de ovo branco chegou a R$ 68,80 em junho, 35,6% a menos que no mesmo mês do ano passado.