Pneu sem ar: novidade Michelin à prova de furo está chegando ao mercado

Já imaginou furar o pneu e não ter nenhum problema com isso? Pois é essa possibilidade que o novo pneu sem ar da Michelin oferece.



Pneu sem ar? Pois é isso que a famosa Michelin está testando na França. A tradicional fabricante de pneus anunciou que irá equipar 40 vans de entregas do serviço postar La Post com os seus pneus “não pneumáticos”. A grande diferença desse modelo é que ele não precisa de ar e também não conta com seção lateral.

Leia mais: Vinagre no pneu do carro? Antes que pense ser loucura, há um motivo para isso

No entanto, não é novidade que a Michelin fabrica pneus sem ar, com a fabricante inclusive já comercializando a linha “Tweel”, composta por pneus sem ar para mini carregadeiras e carrinhos de golfe. Porém, a fabricante irá testar a mesma tecnologia em automóveis durante sua rotina diária, em ambientes reais.

Dessa forma, o Citroën Jumpy foi o modelo selecionado para receber os pneus especiais. Esse é o carro mais utilizado pelas entregas da La Poste. Os veículos deverão rodar por Lesquin, Valenciennes e Douai, cidades no Norte da França.

Maior conforto

Segundo o chefe de engenharia de produto da Michelin, Steve Cron, o conforto proporcionado por esses novos pneus são melhores que o dos tradicionais pneus run-flat. No entanto, a nova tecnologia fica devendo em relação aos melhores compostos da marca francesa. Assim, o executivo afirma que a vantagem dos novos pneus é em relação aos furos.

Dessa forma, caso um objeto entre no pneu, basta retirá-lo e seguir viagem. Além disso, os pneus sem ar também são mais ecológicos, visto que utilizam menos material em sua fabricação e também por não precisarem de reparos.

Já em relação aos termos de condução, Cron deixa os resultados em aberto, afirmando apenas que o pneu sem ar se comporta de modo “diferente” em relação aos convencionais. O executivo afirma ainda que os pneus não encontram dificuldades em funcionarem em terrenos de lama. “Cobrimos os pneus com lama e deixamos no sol, quando o veículo voltou a se mover, fez uma sujeira enorme, mas toda a lama saiu dos pneus”, encerrou.

Por fim, a Michelin informou que a linha será batizada de Uptis, sendo ofertada inicialmente para frotas de veículos comerciais leves. No entanto, ainda não se sabe quando a novidade será divulgada, com expectativa de lançamento para 2024. Assim, tudo irá depender dos resultados dos testes feitos pela empresa francesa de correio.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário