scorecardresearch ghost pixel



Pode ser vírus: ao clicar NESTES links, seu WhatsApp corre grande perigo

Entenda como criminosos podem usar de narrativas atrativas para tentar aplicar golpes ou passar vírus por meio do WhatsApp.



O WhatsApp é amplamente utilizado em todo o mundo, especialmente no Brasil. Com sua popularidade e a presença em diversos smartphones com acesso à internet, ele figura como um dos mais populares. No entanto, vale ressaltar que criminosos digitais podem aproveitar desta recorrência para usar deste ambiente para disseminar mensagens maliciosas.

Veja também: Proteja suas conversas: aprenda a ativar o modo anônimo no WhatsApp

Geralmente, eles usam narrativas enganosas e atraentes para atrair suas vítimas. Eles criam mensagens persuasivas que podem despertar o interesse das pessoas em clicar os seus links, para que assim consigam distribuir vírus, roubar informações ou aplicar golpes.

Para mitigar os riscos ao utilizar o WhatsApp, tenha em mente que é importante evitar ao máximo clicar em links com os seguintes conteúdos suspeitos:

Links com ofertas irrecusáveis

Quem não gostaria de um item caro por um preço muito abaixo não é, como um console de videogame ou um smartphone top? Infelizmente, criminosos se aproveitam desse desejo e apresentam ofertas quase que irresistíveis. Por outro lado, o verdadeiro objetivo dos criminosos é fazer com que você insira suas informações de cartão de crédito em sites suspeitos ou forneça senhas de acesso para ‘efetuar’ a compra.

Mensagens de urgência

Analogamente, também podem enviar mensagens de urgência para fazer com que os usuários cliquem em links perigosos. Em suas características, podem ser mensagens que indicam que a conta da pessoa foi bloqueada, ou que é preciso inserir dados para ganhar um prêmio. Como resultado, as mensagens visam causar medo nas pessoas para que elas caiam no golpe sem pensar duas vezes.

Para fins de confirmação, entre diretamente no site pelo seu navegador e verifique você mesmo se sua conta foi bloqueada.

Links que iniciam sessão

Por fim, eles podem enviar links em que é necessário inserir suas informações pessoais de acesso. Os criminosos usam desta estratégia para pegar seu e-mail e senha. É importante desconfiar quando você abrir um site que normalmente necessita de login e que deveria lembrar suas credenciais automaticamente ou abrir o aplicativo.

Em suma, previna-se ao não dar marcha para tais criminosos. Procure saber a fonte da mensagem e evite ao máximo inserir dados pessoais em sites que você desconheça.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário