scorecardresearch ghost pixel



Preso no labirinto mental? 3 principais causas da ‘enxurrada de pensamentos’

Um pensamento inofensivo se transforma numa maratona de reflexões aceleradas, e, antes que você perceba, está afundando nessa areia movediça.



Ao longo da vida, todos nós nos deparamos com o assustador monstro dos pensamentos excessivos. Começa com uma simples ideia, que rapidamente se transforma em uma corrida frenética de reflexões, arrastando-nos para uma armadilha mental. É como se nossa mente se transformasse em um labirinto complexo e sem saída, como pontado pelo Psychology Today.

Leia mais: Traumas invisíveis e silenciosos: estas feridas afetam a sua felicidade

Mas respire fundo! Identificar as principais causas desse problema, pode fornecer as ferramentas certas para encontrar a luz no fim do túnel.

3 principais causas dos pensamentos acelerados

1. Primeira causa: dinâmica interpessoal

Imagine-se em uma situação em que você está sempre ciente de como suas palavras e ações podem afetar as pessoas ao seu redor. Você é um expert em inteligência emocional, sempre buscando enxergar as situações pelo ponto de vista do outro.

Mas e quando seu parceiro é emocionalmente indisponível? Uma pessoa assim distorce transforma todas as situações para se fazerem de vítimas, deixando você em um estado constante de dúvidas e reflexões excessivas. Diante dessas situações, é fundamental reavaliar a segurança emocional do relacionamento e estabelecer limites saudáveis.

2. Segunda causa: crise de identidade

A segunda causa está relacionada à crise de identidade e aos desafios em compreender a si mesmo. Talvez você esteja passando por uma grande mudança na vida, como uma transição de carreira, aposentadoria ou até mesmo um divórcio. Mudanças assim podem balançar sua percepção de identidade, fazendo com que questione cada passo dado:

  • Será que vai dar certo?
  • Sou realmente bom o suficiente?
  • Será que até a minha cafeteira me vê como um impostor?

Essas indagações podem parecer assustadoras, mas é normal passar por esse processo. Sua identidade é como um quebra-cabeça, e leva tempo para encaixar todas as peças. A cada passo em direção ao novo capítulo da vida, você se reconstruirá gradualmente e, com isso, os pensamentos excessivos começarão a desaparecer.

3. Terceira causa: preocupações estranhas

A terceira causa está relacionada às preocupações estranhas, aquelas que surgem em sua mente sem aviso prévio. Todos nós conhecemos esses medos bizarros e inesperados. É como se sua mente estivesse reproduzindo uma maratona de filmes de terror, e você é o protagonista assustado. Mas de onde vêm esses pensamentos sombrios?

Eles podem ser consequência de traumas passados. Mesmo que você já tenha superado, sua mente, como um pai superprotetor, tenta antecipar traumas futuros, preparando você para o imprevisível. Dica que pode ajudar: tente imaginar algo que traga alegria – como planejar uma viagem paradisíaca, projetar a cozinha dos seus sonhos ou visualizar sua casa dos sonhos à beira do lago. Substituir esses pensamentos sombrios por imagens agradáveis e cativantes pode trazer grandes benefícios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário