As temperaturas vão começar a subir de novo nos próximos dias em parte do Brasil, levando as máximas para acima do normal nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os últimos dias foram marcados pelo frio, causado por ciclones, frentes e massas de ar frio.
Leia mais: Inmet faz ALERTA: vai chover NESTAS regiões do Brasil até a próxima semana
Os dias gelados têm predominado especialmente nos estados do Sul, onde houve geada e até nevou em algumas áreas de Santa Catarina.
Mas a previsão do tempo indica uma mudança de padrão nos próximos dias, causada pela alta pressão, que vai impedir a formação de chuva e reduzir a nebulosidade em boa parte do território brasileiro. Chuva fraca e nuvens podem ocorrer apenas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
Aumento nas temperaturas
Em estados como Maranhão e Tocantins, as temperaturas altas já estão próximas a 38°C mesmo enquanto o frio persiste em outros locais. Essa tendência deve se repetir em breve em parte do Centro-Oeste, principalmente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.
Já no Sul, os termômetros sobem até a tarde de sábado (22), em especial no Paraná, onde as máximas se aproximam de 30°C em vários municípios. Na madrugada, as mínimas ficam em torno de 20°C, mas não descem abaixo de 10°C.
Também haverá queda na umidade relativa do ar em São Paulo e em outras partes do Brasil. No Centro-Oeste, ela pode chegar a 20% ou até menos, gerando alerta de riscos à saúde.