Você já passou noites acordado, adiando o momento de ir para a cama e aproveitando a solidão das horas tardias? Esse comportamento pode ser resultado da procrastinação de vingança na hora de dormir, uma combinação de tecnologia, ansiedade e falta de autorregulação. Vamos explorar esse hábito e compartilhar técnicas para superá-lo.
Leia mais: Sonhar com coisas estranhas: o que significa e como fazer ‘isso’ parar
O que é a procrastinação de vingança à noite?
É o ato de adiar o sono intencionalmente como uma forma de retaliação contra a rotina e uma busca por tempo pessoal. Muitas vezes, sentimos a necessidade de aproveitar as horas noturnas para nos desconectar e relaxar, mas acabamos cedendo à tentação de navegar nas redes sociais ou realizar outras atividades.
Pesquisadores descrevem esse comportamento como uma falta de autorregulação, onde a pessoa se recusa a ir para a cama no horário adequado, prejudicando assim o seu sono restaurador e bem-estar geral. A procrastinação de vingança à noite pode ser comum em pessoas que não se sentem no controle de sua agenda e desejam recuperar um tempo pessoal, mesmo que isso signifique sacrificar as horas de sono.
A origem e as causas desse comportamento
Especialistas em desempenho, como Alessandra Edwards, explicam que a procrastinação na hora de dormir é comum em indivíduos que sentem falta de controle sobre a rotina e buscam uma maneira de recuperar o tempo “perdido”. É uma forma de processar emoções acumuladas durante o dia, como frustração, raiva, medo e ansiedade.
Técnicas para combater a procrastinação
Se você deseja superar a procrastinação na hora de ir para cama e melhorar a sua qualidade de sono, há técnicas eficazes que podem ajudar. Uma delas é a da “hora do desligamento”, desenvolvida pelo Dr. Michael Breus.
A hora do desligamento consiste em três etapas: dedicar os primeiros 20 minutos a tarefas que precisam ser realizadas, reservar os próximos 20 minutos para os cuidados de higiene pessoal e destinar os últimos 20 minutos ao relaxamento, seja por meio de meditação, oração ou escrita em um diário.
Ela aborda tanto os comportamentos específicos de autorregulação quanto os pensamentos e sentimentos.
Outra estratégia é a criação de hábitos de higiene do sono, como garantir que a última hora antes de dormir seja dedicada a atividades relaxantes, diminuindo a exposição à luz e evitando distrações.