Receita Federal autoriza consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda; veja como fazer

Pagamento do terceiro lote da devolução está previsto para a próxima semana e deve atender 5,6 milhões de contribuintes.



Cerca de 5,6 milhões de pessoas vão receber no dia 31 de julho o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023, que totaliza aproximadamente R$ 7,5 bilhões em recursos. A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (24) a consulta da devolução.

Leia mais: Cobranças indevidas da Uber? Saiba como e onde fazer a denúncia

O depósito ocorre na conta bancária informada na declaração ou via Pix. O próximo lote será o primeiro em que declarantes considerados não prioritários foram incluídos no grupo dos que vão receber.

Nos dois primeiros lotes, apenas contribuintes com prioridade legal receberam a restituição, mas desta vez cerca de 1,6 milhão de pessoas sem prioridades também vão ter acesso ao dinheiro. Para isso, é preciso ter enviado o documento até o dia 23 de março.

Próximos contemplados

A distribuição dos valores será feita da seguinte maneira:

  • 16.536 idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • 95.047 idosos com mais 60 anos;
  • 9.740 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 30.700 profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.879.049 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via Pix.
  • 1.600.964 de contribuintes não prioritários que enviaram a declaração até o dia 23 de março.

Consulta à restituição do IR

A consulta para descobrir se você receberá o terceiro lote na próxima semana pode ser feita no site da Receita Federal ou no aplicativo Meu Imposto de Renda, na opção “Consultar a Restituição”. É só informar os dados solicitados para visualizar as informações.

Uma opção para obter informações mais detalhadas é acessar o portal e-CAC. No sistema, é possível descobrir se a declaração caiu na malha fina e até retificar eventuais erros encontrados pelo Fisco.

O quarto lote da restituição do Imposto de Renda será pago no dia 31 de agosto, enquanto o quinto e último está previsto para o dia 29 de setembro. A consulta começa uma semana antes do pagamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário