scorecardresearch ghost pixel



Saque o FGTS pelo saque-aniversário: veja como ter acesso ao dinheiro

Modalidade de saque-aniversário permite o acesso à parte do saldo do FGTS do trabalhador, mas é preciso cumprir alguns requisitos.



O saque-aniversário pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ainda pode ser solicitado pelos trabalhadores brasileiros. Por meio dele, cada pessoa pode resgatar até 50% do saldo depositado em contas ativas e inativas do fundo, mas uma vez por ano. Saiba como sacar o dinheiro e conheça a possibilidade de empréstimo.

Leia mais: Tem previsão! Saiba quando a SUA parte do lucro do FGTS cai na conta

A movimentação do dinheiro pode ser feita em dois momentos: no mês de aniversário do trabalhador ou até nos dois meses seguintes, mas é preciso que os interessados façam a adesão à modalidade de saque-aniversário antes para só então ter acesso ao dinheiro.

Acesso ao FGTS pelo saque-aniversário

O prazo para adesão varia de acordo com o mês de nascimento. Apesar disso, outra possibilidade está em jogo. O trabalhador consegue antecipar o saque por meio de um empréstimo. Nesse caso, ele fica sujeito a taxas de juros que devem ser analisadas com cautela para ver se realmente vale a pena para a realidade da pessoa.

A Caixa Econômica Federal oferece diferentes canais para solicitar o empréstimo, como o aplicativo do FGTS, o Internet Banking do banco e o Caixa Tem. Todos os profissionais interessados na modalidade devem cumprir os requisitos estabelecidos e verificar as condições do crédito antes de fazer o pedido.

Quanto à adesão, os trabalhadores que nasceram em julho, por exemplo, têm até o último dia do mês para aderir ao saque-aniversário para ter acesso ao FGTS e resgatar o dinheiro até setembro deste ano. Aqueles que quiserem fazer a antecipação do benefício diante de algum imprevisto ou urgência devem ter em mente que isso é possível também por meio do empréstimo, diante da cobrança de juros de 1,79% ao mês.

A dica é que o trabalhador verifique sempre o Custo Efetivo Total (CET), que inclui a taxa de juros, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e outras taxas cobradas pelo banco ou instituição financeira, para confirmar se é mesmo uma boa opção diante da necessidade do dinheiro. Entre os requisitos para a antecipação, é preciso ser maior de 18 anos ou emancipado e optante pelo saque-aniversário fundo. Além, é claro, de ter saldo na conta.

O pedido do empréstimo pode ser feito pelo aplicativo do FGTS em: Principal > Autorizar Bancos > Empréstimo Saque Aniversário > Instituições Financeiras > selecione a Caixa > clique em “Confirmar”.

Há ainda a opção pelo Internet Banking da Caixa. Na opção “Crédito”, escolha “Empréstimo Antecipação Saque Aniversário”. Você encontrará dois botões: “Simular” e “Contratar”. Clique em “Simular” para ver o valor total.

Depois disso, conseguirá confirmar os seus dados e concluir o pedido.

Se quiser tentar pelo Caixa Tem, vá na opção “Empréstimo Saque Aniversário”, que também permite fazer uma simulação antes de optar por contratar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário