scorecardresearch ghost pixel



Se você já possui o RG, precisa ler este AVISO GERAL sobre o documento

Versão digital da nova Carteira de Identidade Nacional tem a mesma validade do documento físico no território nacional.



Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a nova versão do documento de identificação dos brasileiros já está disponível em 12 estados. A CIN (Carteira de Identidade Nacional) foi criada para substituir o famoso Registro Geral (RG).

Leia mais: Saque das cotas do PIS/Pasep termina em um mês; veja o que você precisa fazer

Além de itens de segurança atualizados e um design novo, a CIN tem uma versão digital que promete facilitar a vida de muita gente. A opção online do documento tem a mesma validade da física, podendo ser utilizada da mesma forma.

A identidade digital pode ser acessada gratuitamente por meio do aplicativo Gov.br. A pasta de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também informou que até maio deste ano cerca de 330 mil haviam sido baixadas em formato digital.

Vale lembrar que a primeira via da CIN é gratuita, de acordo com a Lei 7.116/83, assim como suas renovações em papel e em formato digital pelo aplicativo Gov.br. Entretanto, a opção de policarbonato (plástico) é cobrada pelo estado emissor.

Novidades da nova identidade

A CIN inclui novos elementos de segurança, como um QR Code para validação das informações e um código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo usado nos passaportes. A impressão também ganhou novas cores e uma disposição diferente dos elementos.

A principal mudança, entretanto, é a unificação da numeração por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF), evitando fraudes e outros esquemas criminosos. Com o RG antigo, o cidadão conseguir ter até 27 números diferentes tirando um documento em cada unidade federativa, mas isso não será mais possível.

A partir da data de implementação da CIN, a validade do RG será de dez anos para pessoas com idade de até 60 anos (até 2032). Já para os idosos acima dessa faixa etária, a substituição do documento não será obrigatória.

Como solicitar a CIN

A emissão do documento está disponível em 12 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O prazo para os demais estados estejam prontos termina no dia 6 de novembro de 2023.

Para obter a nova identidade, o cidadão deve comparecer ao órgão de expedição de seu estado e apresentar a certidão de nascimento ou de casamento. A CIN pode ser expedida em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além da versão digital.




Voltar ao topo

Deixe um comentário