scorecardresearch ghost pixel



Tomar café realmente acorda? Veja se você foi enganado a vida toda

Um novo estudo a respeito dos efeitos do café chegou a conclusões interessantes e até chocantes sobre o ritual que muitos brasileiros possuem pela manhã.



A revista Frontiers in Behavioral Neuroscience publicou um novo estudo a respeito dos efeitos do café para o organismo humano. Será que tomar a bebida pela manhã realmente funciona para quem quer se sentir mais desperto ao longo do dia? O resultado da pesquisa mostra alguns dados surpreendentes a respeito do tema.

Veja também: O segredo por trás do café perfeito para não errar nunca mais; veja como

Tomar café pela manhã realmente ajuda a acordar?

O estudo foi conduzido por cientistas portugueses e mostra que o efeito e de “despertar” do café pode ser apenas um placebo. Ou seja, seria como se o cérebro provocasse reações que não estão realmente atreladas ao café em si, mas sim ao ato de tomar a bebida. Em outras palavras, a cafeína pode ser um fator irrelevante neste caso.

Conforme aponta o artigo publicado, tomar café ajuda a aumentar o controle cognitivo e a memória de trabalho. Isso porque a bebida aumenta a conectividade da rede visual superior e da rede de controle executivo direito do cérebro.
Porém, todo esse complexo efeito não foi observado quando os voluntários da pesquisa ingeriram apenas a cafeína. Ou seja, ao que parece, o ato de tomar o café é mais importante do que os efeitos que o seu princípio ativo oferece.

Quem participou da pesquisa?

Os cientistas utilizaram participantes que já tinham o hábito de tomar a bebida, pelo menos uma xícara por dia. Foram realizados exames de ressonância nos voluntários, sendo uma antes e outra após ingerir o líquido. A quantidade foi igual para todos eles.

“Levando em conta que alguns dos efeitos que encontramos foram reproduzidos pela cafeína, podemos esperar que outras bebidas com cafeína compartilhem alguns dos efeitos. No entanto, outros eram específicos para o consumo de café, impulsionados por fatores como o cheiro e o sabor específico da bebida ou a expectativa psicológica”, relatou María Picó-Pérez, autora do estudo.

Placebo ou não?

Na prática, os cientistas advertem que a cafeína realmente age como estimulante do sistema nervoso central. Porém, o ato ou o ritual de beber café pela manhã pode ser mais decisivo do que a ação da substância propriamente dita.
Os pesquisadores não chegaram a testar os efeitos do café descafeinado. Esse estudo deve servir como base para novas investigações futuras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário