Valores a Receber? Pode ser golpe: sites ‘imitam’ o BC para roubar vítimas

Segundo a empresa de cibersegurança, sites que simulam o sistema oficial do BC estão roubando dinheiro e dados. Confira o que fazer para não cair no golpe.



No primeiro semestre de 2023, brasileiros ficaram atentos após o Banco Central informar que o sistema Valores a Receber estava no ar. O serviço aponta que ainda tem R$ 7,1 bilhões “esquecidos” e que podem ser resgatados. Em março desse ano, o montante anunciado chamou e ainda chama, mas não só da população. Os criminosos, que estão empenhados em realizar práticas fraudulentas para enganar vítimas, estão criando um novo golpe.

Leia mais: É golpe! Saiba como se proteger das FALSAS vagas de emprego

Agora, para sacar o dinheiro de modo seguro, é importante observar atentamente o site acessado, visto que os bandidos estão criando páginas falsas que imitam o site oficial para roubar o dinheiro de quem tenta dar início ao processo por lá. Veja como se proteger ao longo do texto.

Como se proteger do golpe?

De acordo com as informações divulgadas, a empresa de cibersegurança Kaspersky afirmou que estão circulando endereços eletrônicos que imitam o site do Banco Central para concluir a fraude. Neles, é solicitado uma taxa de saque de R$ 97 para liberar o dinheiro esquecido. A quantia não é disponibilizada após o pagamento, é claro.

Além do prejuízo financeiro, as vítimas também podem ter os dados roubados, uma vez que elas são induzidas a colocar essas informações no sistema. A Kaspersky explica que as páginas simulam as características, o que torna o suposto site ainda mais autêntico. É utilizado palavras-chave, como “Valores a Receber” e “Gov”.

O diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da empresa, Fabio Assolini, ressalta que os brasileiros precisam redobrar a atenção, analisando se há erros ortográficos, além de links que levam a outras páginas com mais informações. Segundo ele, uma URL verdadeira não terá erros de português e não será composta por uma única aba.

Além disso, a pessoa que tem um valor a receber precisa saber que o Banco Central não solicita taxa para saque e muito menos envia mensagens para a população. Para saber se tem algum dinheiro esquecido, a orientação é acessar o site oficial. O próprio sistema vai orientar o passo a passo de como sacar, caso tenha haja quantia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário