WhatsApp Pink existe ou é golpe? Veja o que está por trás desse mistério

Perceba como você não deve, de forma alguma, interagir com links envolvendo o chamado WhatsApp Pink, uma versão maliciosa e fraudulenta.



Você já sofreu alguma tentativa de golpe na internet? Caso sua resposta tenha sido positiva, há uma grande chance dele ter sido propagado nas principais plataformas de mensagens diretas, como no WhatsApp, e-mail e até mesmo no SMS.

Veja também: Para Android e iOS: veja os passos para atualizar o seu WhatsApp

Desta vez, uma ameaça cibernética conhecida como WhatsApp Pink está sendo utilizada como isca ao prometer recursos exclusivos e um novo design atrativo, que como o nome sugere, uma versão personalizada de rosa. Contudo, há um risco enorme em seu download.

WhatsApp Pink: fique de olho neste novo golpe

Apesar de parecer inofensivo, o golpe é um malware, intencionalmente feito para roubar suas informações pessoais. Os agentes buscam atrair os usuários ao comentar que o seu download forneceria uma nova versão do WhatsApp, com diversas vantagens em comparação à original.

Em outras palavras, uma narrativa engenhosamente pensada para induzir ao erro de fazer o download do link malicioso. Geralmente, as mensagens eram recebidas pelo SMS. Após baixado, o malware se instala.

Entre os riscos, estão: acesso não autorizado, uso indevido de números de contatos e fotos salvas nos aparelhos, exploração de credenciais pessoais e mensagens de spam. É citado também que o malware busca roubar dados bancários.

O último caso pode fazer com que o contato da pessoa indique o mesmo aplicativo para seus contatos. Ou seja, a receptora pode também estar sujeita aos riscos após o falso aval de alguém próximo.
Curiosamente, na Índia, a versão maliciosa do aplicativo se tornou popular no país ao ponto de virar um alvo da polícia de Mumbai, uma cidade populosa na costa oeste. Vale ressaltar que o golpe não é novo. Ele já havia sido noticiado em 2021.

Como se proteger então?

Em suma, você deve baixar apenas os aplicativos oficiais. Ou seja, aqueles que pertencem às lojas como a Google Play Store e a Apple Store. As lojas oficiais procuram sempre oferecer somente aplicativos confiáveis para os seus consumidores e que não os coloquem em riscos. Por fim, evite colocar informações pessoais em quaisquer links que você não tenha certeza da sua autenticidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário