scorecardresearch ghost pixel



5 motivos para não abraçar mais seu cachorro; o nº 2 é preocupante

Abraçar os cachorros pode ser uma atitude gentil partindo da perspectiva humana, porém, muitos veterinários rebatem esse tipo de aproximação inesperada.



O mundo animal, principalmente dos pets, é cheio de curiosidades que precisam ser compartilhadas para evitar acidentes. Nesse sentido, talvez esteja na hora das pessoas pararem de dar abraços em cães, mesmo os de estimação.

Veja também: Na sua cama? Veja o local ideal para o cachorro dormir dentro de casa

Existem vários fatores que explicam esse alerta, que consideram o comportamento animal e sua personalidade. Portanto, confira algumas informações importantes ligadas aos principais cuidados com cachorros de todas as raças.

Por que você precisa parar de abraçar cachorros?

1. O abraço causa uma sensação de sufocamento

Até mesmo para os seres humanos um abraço sem aviso é considerado invasivo, sentimento que prevalece entre os cães. Em relação à natureza dele, abraçar é um ato de imobilizar, deixá-lo sem os movimentos, causando frustração.

2. A aproximação pode estar ligada a situações traumatizantes

Você já deve ter percebido que certos pets reagem de forma exagerada a pequenos estímulos, como a voz. Desse modo, abraços despertam gatilhos ligados à violência, em situações nas quais ele foi ferido fisicamente.

3. Não se sabe qual será a sua reação ao contato físico

Evitar envolver o cachorro com os braços é manter o respeito pelo seu espaço, afinal, nunca se sabe qual será a reação. Quanto às espécies de grande porte, a pessoa corre o risco de receber uma mordida e ser atacada brutalmente.

4. Cheiros e toques diferentes causam estresse no animal

Ainda que os animais estejam acostumados com a sua presença, perfumes, texturas de roupas e demais acessórios, resultam em estranhamento. Logo, o seu instinto de proteção deve gerar agressividade, além do estresse.

5. Cuidado com a humanização em excesso do seu pet

Pensando nessas afirmações, inúmeros veterinários criticam a humanização de cães, gatos e outros pets. Lembre-se que é possível demonstrar amor a partir de brincadeiras compatíveis à psicologia canina e suas peculiaridades.

Diante disso, se a alimentação e hábitos dos bichos são diferentes dos seus, mantenha a naturalidade. Promova um ambiente saudável, que considere todas as variáveis para o seu desenvolvimento integral.




Voltar ao topo

Deixe um comentário