Apesar de ser muito eficiente, o Google Maps tem algumas questões relacionadas à privacidade e ao desempenho que merecem a atenção dos usuários. Pode ser que, para você, o melhor seja conhecer alguns dos motivos para abandonar para vez o uso desse serviço. Entenda quais são as razões.
Leia mais: Google Maps: 24 pontos turísticos brasileiros ganham navegação imersiva
É claro que a regra não vale para todos os usuários. Alguns, em especial, devem considerar aspectos importantes. É recomendado considerar outras opções de aplicativos que melhor se adéquam às suas necessidades individuais.
Motivos para abandonar o Google Maps
O Maps é muito usado por fornecer informações detalhadas de mapas em todo o mundo. Apesar de ser, de fato, muito bom e preciso, algumas desvantagens podem levar as pessoas a considerar outras alternativas.
Entre os motivos para repensar o uso e, quem sabe, abandonar o Google Maps, estão:
1) Privacidade: o aplicativo rastreia os movimentos do usuário e coleta dados que podem comprometer a privacidade, permitindo a criação de perfis detalhados para fins de direcionamento de anúncios e marketing. Se você não quer que saibam todos os seus passos, atenção!
2) Problemas no Android: usuários relatam problemas após atualizações, como falhas de conexão com GPS e desligamentos. Para uma navegação melhor e mais estável, outros serviços podem atender melhor às suas necessidades.
3) Navegação para motoristas e pedestres: embora o Maps ofereça recursos para condutores e pedestres, ainda há muito para evoluir a fim de garantir mais segurança e uma melhor navegação, como os destaques para os perigos nas estradas.
4) Avaliações públicas: o Google Maps solicita avaliações públicas dos locais visitados. Ao responder, isso expõe o seu nome e foto como avaliador. Se busca mais controle sobre as suas informações pessoais, considere outras opções.
5) Privacidade dos dados: se você se preocupa com a privacidade dos seus dados de localização, é possível encontrar alternativas ao Google Maps que coletam menos informações pessoais, garantindo assim uma experiência de navegação mais segura.