O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, pois além de ter um sabor delicioso e variado, também é um estimulante natural que ajuda o ser humano a ficar acordado e alerta.
Veja também: Desce o balde! Afinal, é mesmo errado beber café de barriga vazia?
Mas você sabia que o café também pode ser um aliado na perda de peso? Isso mesmo! Confira como se deve tomar café para aproveitar seus benefícios para a saúde e o emagrecimento, além de entender alguns mitos sobre essa bebida.
O café preto puro é o melhor para perder peso
Segundo a Harvard T.H. Chan School of Public Health, o café é uma das bebidas saudáveis que devemos incluir em nossa dieta, junto com o chá e a água. Isso porque o café contém antioxidantes, minerais e cafeína, uma substância que melhora o metabolismo e a queima de calorias. Além disso, o café pode ajudar a controlar o apetite e a reduzir a ingestão de alimentos.
Entretanto, para aproveitar esses benefícios, é preciso tomar o café preto puro, sem adicionar açúcar, leite, creme ou outros ingredientes que aumentam as calorias e as gorduras saturadas da bebida. Uma xícara de café preto puro contém apenas 5 calorias, enquanto uma xícara de café com leite e açúcar pode ter mais de 100 calorias.
Também é importante não exagerar na quantidade de café, pois o excesso de cafeína pode causar efeitos colaterais como ansiedade, insônia, taquicardia e irritabilidade. Nesse sentido, o ideal é consumir entre 3 e 4 xícaras de café por dia, e não todos os dias, pois o corpo pode se acostumar com os efeitos da cafeína e perder sua eficácia.
“A curto prazo, a cafeína pode aumentar a taxa metabólica e a queima de gordura, mas após um tempo as pessoas desenvolvem tolerância aos efeitos e eles deixam de funcionar. No entanto, mesmo que o café não aumente o gasto calórico a longo prazo, ainda é possível que ele reduza o apetite e ajude a comer menos”, indica o estudo de Harvard.
O café com limão não ajuda a perder peso
Uma das “tendências” que circulam nas redes sociais é a de adicionar suco de limão ao café, com a promessa de que essa mistura acelera a queima de gordura e favorece a perda de peso. No entanto, não há nenhuma evidência científica que sustente essa afirmação, pois nem o limão, nem o café têm propriedades especiais para eliminar a gordura corporal.
De acordo com Beth Czerwony, nutricionista da Cleveland Clinic, o limão não tem nenhum poder emagrecedor. Essa crença surgiu quando se disse que beber água com limão causava sensação de saciedade; no entanto, isso se deve à água e não ao limão. Além disso, misturar limão com café pode causar problemas digestivos, como azia e gastrite, pois ambos são alimentos ácidos.
O óleo de coco e o café não ajudam a perder quilos
Outra tendência que ganhou popularidade nas dietas cetogênicas e no jejum intermitente é a de adicionar uma colher de sopa de óleo de coco ao café, com a ideia de que esse óleo contém ácidos graxos usados pelo corpo como energia e não se acumulam como gordura.
Isso porque se diz que o óleo de coco pode aumentar o metabolismo e potencializar os efeitos do café. No entanto, essa hipótese também carece de comprovação científica.
Na verdade, adicionar óleo de coco ao café pode ter o resultado oposto ao desejado, pois uma colher de sopa desse óleo contém 117 calorias, quase as mesmas que uma colher de sopa de açúcar.
Ademais, o óleo de coco é rico em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, os especialistas recomendam consumir o café puro, sem adicionar adoçantes ou outros produtos que possam alterar os benefícios dessa bebida.