O café é uma das bebidas mais famosas, já que é rica em cafeína, a droga estimulante mais utilizada pelo mundo inteiro no dia a dia. Sendo assim, muitas pessoas têm curiosidade de entender melhor o efeito dessa substância no organismo do ser humano e, principalmente, de saber por quanto tempo o seu efeito pode durar.
Leia mais: Crianças podem tomar café? Nutricionista ALERTA para possíveis riscos
A cafeína pode ser consumida não apenas no café mas também em chás, erva-mate, refrigerantes, energéticos e até mesmo em chocolates, tendo em vista que há uma média saudável de consumo para cada um desses alimentos, a depender da concentração de cafeína neles. Confira mais informações abaixo.
O café e os seus efeitos no organismo
Um estudo do Instituto Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH, em inglês) explicou o porquê de os alimentos ricos em cafeína serem tão amplamente consumidos. A resposta seria: é tanto para evitar e aliviar a sonolência quanto para estimular o sistema nervoso central para ter mais energia, foco e concentração.
Quais são os efeitos?
A ação da cafeína evita a sonolência e o cansaço porque ela é responsável por bloquear os receptores de adenosina, um composto biológico que causa a sensação da sonolência. É preciso saber que a dose saudável de consumo de cafeína para o organismo do ser humano em um dia não pode passar de 400 mg.
Isso equivale a quatro xícaras de café, dez latas de refrigerante de cola ou dois energéticos; porém, para sentir os efeitos positivos da substância, basta consumir apenas entre 20 a 200 mg, pois é o suficiente para aumentar o bem-estar, a disposição, a atenção e até mesmo os níveis de sociabilidade. Caso seja consumida constantemente em excesso, a cafeína pode causar irritação, problemas estomacais e ansiedade.
Quanto tempo a cafeína passa no seu corpo
A estimativa da duração da substância no corpo após o seu consumo é de cerca de 30 a 40 minutos para a absorção no sangue. E após isso, a metabolização da cafeína pelo fígado, seguida pelos rins para liberá-la na urina, pode demorar de quatro a seis horas.
Ela pode permanecer até 9,5 horas no organismo, caso a pessoa tenha dificuldades para fazer a absorção dos antioxidantes, no caso de: gestação, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de tabaco, entre outros. Por fim, vale ressaltar que a cafeína consumida todos os dias sem interrupções causa a dependência de seus efeitos e, por sua vez, uma parada repentina no consumo gera sintomas de abstinência.