Após algumas semanas sem precipitações e tempo estável, o Rio Grande do Sul receberá um novo ciclone extratropical. O fenômeno está se formando entre o oeste do Rio Grande do Sul, leste da Argentina e Uruguai, com previsão de causar tempestades intensas nos próximos dias nestes locais.
Veja também: Obrigatório: entenda o exame psicológico de renovação da CNH em 2023
Dessa forma, sua frente fria associada já está causando chuvas no Brasil desde a noite desta quinta-feira (17), principalmente nas cidades que fazem fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Já para esta sexta-feira (18), o sistema avança pelo território gaúcho e começa a gerar chuvas em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul.
Contudo, os moradores da região Sul devem ter cuidado com as rajadas de vento, visto que elas podem atingir até 100 km/h. Além disso, a previsão indica também acumulados de chuva de até 100 mm e descargas elétricas. Assim, há chances de corte de energia elétrica, queda de árvores, estragos em plantações e danos nas residências.
Previsão para o fim de semana
No Sábado (19), a frente fria continua gerando chuvas em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul. No entanto, ela começa a se espalhar para outros estados, atingindo o Paraná, Minas Gerais, São Paulo e o Rio de Janeiro. Porém, as tempestades chegarão mais calmas no Sudeste, com acumulados menores do que o esperado.
Já no domingo (20), o tempo continuará chuvoso em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Por outro lado, o Rio Grande do Sul voltará a contar com o tempo predominantemente seco após o fim da semana, registrando os maiores acumulados esperados.
Em relação à temperatura, o sistema irá fazer com que as temperaturas diminuam em boa parte do país, principalmente entre sexta-feira e domingo. Desse modo, há inclusive risco de geada no Rio Grande do Sul ao longo do fim de semana.
Assim, o frio avança para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e sul de Goiás no sábado, gerando um alívio frente as altas temperaturas registradas nos últimos dias.