scorecardresearch ghost pixel



Obrigatório: entenda o exame psicológico de renovação da CNH em 2023

Projeto que visava tornar obrigatório a realização do exame psicológico para a renovação da CNH foi aprovado. Veja o que muda!



Atenção, motoristas! Após muitas discussões, o Projeto de Lei (PL) 98/2015 foi aprovado e agora promove uma mudança muito importante no processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a sua aprovação, passa a ser obrigatório a realização do exame psicológico também na renovação do documento.

Leia mais: Detran altera regra para renovação de CNH; veja o que muda

A principal justificativa da medida é a tentatida de melhorar a segurança nas estradas.

Dessa forma, a medida exige que todos os motoristas, independentemente da categoria de sua habilitação, passem por avaliação psicológica quando as suas CNHs estiverem vencidas. Inicialmente, essa medida era necessária apenas no processo de obtenção da carteira. Com isso, a lei consegue garantir que os motoristas ainda têm as condições psicológicas adequadas para a condução do veículo.

O teste irá contribuir para a redução de acidentes e comportamentos inadequados nas estradas ou vias públicas.

Como funciona o exame psicológico?

O exame do Detran é uma avaliação que irá analisar a personalidade do candidato, indo além das habilidades de condução do veículo. Feito por psicólogos, examinadores de trânsito e especialistas em Psicologia do Trânsito, o teste verifica diversas capacidades psicotécnicas essenciais para que a segurança ao volante seja garantida.

Entre as capacidades analisadas, estão: concentração, tomada de decisões, raciocínio lógico, memória, atenção, destreza e resolução de atividades. Assim, a avaliação será realizada por uma clínica credenciada pelo Detran.

Para quem não se recorda, os candidatos são submetidos a testes escritos, desenhos e resolução de cálculos. As habilidades cognitivas e as tomadas de decisão dos candidatos serão analisadas em atividades cronometradas. Com isso, a capacidade de reagir prontamente à situação atípica é essencial para uma boa avaliação.

Teste conta com entrevista

Além das provas, uma entrevista verbal também será feita pelo profissional em questão. Durante a entrevista, será avaliado a resposta natural e espontânea do candidato, pois assim será possível identificar se elas foram ensaiadas por conhecimentos prévios sobre as questões.

Essa atitude é importante para o profissional ter acesso ao comportamento usual do indivíduo nas situações cotidianas. Por fim, a renovação da CNH só será autorizada, caso o condutor seja aprovado no exame psicológico.




Voltar ao topo

Deixe um comentário