scorecardresearch ghost pixel



Até 12°C mais quente: quando volta a fazer frio no Brasil em 2023?

É inverno no Brasil, mas o calor tem predominado. Veja onde deve fazer frio nos próximos dias e quais as recomendações para manter sua saúde.



É inverno no Brasil, mas um calor intenso, com temperaturas até 12°C acima da média, tem sido registrado em praticamente todos os estados do país nos últimos dias. Por aqui, a estação seca contribui para o cenário de pouca chuva, especialmente no centro-sul.

Leia também: Prepare-se! El Niño provoca calor acima da média em agosto no Brasil

Municípios do Sul e Sudeste chegaram perto dos 32 graus Celsius nesta quarta-feira (2), e a baixa umidade relativa do ar tem preocupado com complicações de saúde, principalmente para os mais vulneráveis.

As previsões indicam que essa situação deve persistir até o começo da próxima semana, com tempo seco e temperaturas elevadas, algumas até 12 graus acima do esperado. Então, a questão é: quando esse padrão meteorológico mudará?

Imagem: Meteored/Divulgação

Ao que tudo indica, a partir de segunda-feira (7), uma frente fria chegará ao Rio Grande do Sul, trazendo chuvas que avançarão para Santa Catarina, Paraná e litoral de São Paulo na terça-feira (8). Ainda assim, essas chuvas serão fracas e não terão acumulados significativos.

Inverno no Brasil volta a ter “frio”, mas de forma temporária

A situação começa a mudar por volta da terça-feira (8), quando uma nova massa de ar frio deve ser aproximar da região sul do Brasil e do litoral paulista, fazendo as temperaturas finalmente caírem. Contudo, essa mudança será rápida, e na quinta-feira (10), o calor voltará a se intensificar.

Depois, outro sistema deve se formar por volta da sexta-feira da mesma semana (11), causando chuvas intensas, especialmente no Rio Grande do Sul. Entre os dias 11 e 14, o frio será mais presente no Sul e Sudeste, mas por volta do dia 15, o calor retornará. Ou seja nas regiões Sul e Sudeste o frio deve retornar rapidamente este mês, mas somente em dias específicos.

Em todo o país, as altas temperaturas ocorrem devido à atuação de sistemas climáticos, como a Oscilação Antártica (AAO) e o El Niño, que dificultam o avanço de frentes frias e fazem as médias térmicas aumentarem em algumas regiões.

Para enfrentar os dias mais secos e evitar problemas de saúde, é recomendado que a população tome medidas de precaução, como umidificar o ambiente, evitar exposição excessiva ao sol, beber bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre no período mais quente do dia e utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário