Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet), 2 milhões de pessoas com habilitação enfrentam problemas de ansiedade no trânsito brasileiro. Desse total, 80% são mulheres, sendo uma grande demonstração de que há uma forte presença do estereótipo relacionado às mulheres no trânsito.
Leia também: Obrigatório: entenda o exame psicológico de renovação da CNH em 2023
Pensando em aumentar o número de mulheres ao volante e diminuir o estereótipo feminino no trânsito, o Instituto Plano de Menina, em parceria com a Chevrolet, lançou uma iniciativa que irá surpreender mulheres de todo o Brasil. Dessa forma, o Instituto e a montadora se uniram para ajudar as mulheres a conseguirem sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Chevrolet entra como patrocinadora do projeto, doando R$ 1 milhão para a obtenção dos documentos. Chamada de “Elas na Direção”, a campanha irá ofertar mais de 170 CNHs gratuitas para mulheres de todo o país. Ficou interessada e deseja participar? Veja como!
Como o Elas na Direção irá funcionar?
Uma carteira de motorista pode auxiliar uma mulher nos mais diversos segmentos de sua vida. Seja para conseguir uma vaga de emprego que exige o documento ou até mesmo para facilitar a rotina, a CNH se demonstra como um dos documentos mais importantes para os brasileiros atualmente.
Vale ressaltar que a campanha Elas na Direção é voltada exclusivamente para mulheres (cis, trans e travestis). É preciso possuir mais de 18 anos e que ainda não ter CNH em nenhuma das categorias. Além disso, é necessário que as candidatas sejam alfabetizadas e possuam endereço fixo, comprovado por meio de fatura de telefone, energia ou água dos últimos três meses.
Para se candidatar, será necessário preencher um formulário online disponibilizado pelo programa, no qual irá constar algumas perguntar de cunho pessoal. Além disso, a candidata deve responder a seguinte questão: “Por que deseja obter a primeira CNH e como estar ao volante pode ajudar a transformar sua vida ou a de sua família?”.
Por fim, caso o número de inscrições ultrapasse o número de carteiras ofertadas, o Instituo Plano de Menina irá fazer uma seleção de acordo com as histórias individuais de cada candidata. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 27/08 ou que até 10 mil cadastros sejam realizados.