A Receita Federal libera amanhã, 24, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda, a partir das 10h. Dessa vez, serão contemplados 6,1 milhões de contribuintes. Para eles, serão distribuídos um total de R$ 7,5 bilhões. De acordo com o Fisco, grande parte dos que entraram no lote são os contribuintes não prioritários que enviaram as suas declarações até 29 e maio. Ao todo, são 5,7 milhões de cidadãos que se enquadram nessa categoria.
Leia mais: Malha-Fina: Receita Federal aciona contribuinte por e-mail?
Cidadãos aguardam restituição
Neste lote, os contribuintes irão receber os valores acrescidos dos juros baseado na Selic, que atualmente está em 13,5% ao ano. De acordo com a Receita, as restituições serão corrigidas em 3,14%, ou seja, caso tenha sido calculado mil reais de restituição na entrega da declaração, o contribuinte irá receber R$ 1.031,40.
Dessa forma, o pagamento da restituição será feito no dia 31 de agosto na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração. Caso o crédito não seja realizado, será possível reagendar o repasse dos valores por meio do Portal BB ou ao ligar para os telefones do Banco do Brasil. São eles: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Como saber se tenho direito ao lote?
A consulta ao 4º lote da restituição poderá ser feita a partir desta quinta-feira, 24, no site da Receita Federal. Após acessar o site, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Além disso, o cidadão pode realizar também a consulta completa da situação da declaração por meio do e-CAC.
Segundo a Receita Federal, 4,15 milhões de declarações foram entregues ao Fisco neste ano. Assim, cerca de 60% dos contribuintes que entregaram declaração têm direito à restituição. Após o pagamento do quarto lote, irá faltar somente um para que os repasses das restituições sejam completados.
Confira o calendário completo:
- 1º lote: 31 de maio (já pago);
- 2º lote: 30 de junho (já pago);
- 3º lote: 31 de julho (já pago);
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.