O consumo de carne no Brasil tem uma longa e profunda tradição, sendo um componente fundamental da cultura gastronômica do país. A carne bovina é especialmente valorizada e se destaca como um ingrediente central em pratos emblemáticos como o churrasco.
Veja também: Revelada a função do 4º lado do ralador: ele vai facilitar sua vida na cozinha
Entretanto, devido a diversos fatores econômicos e sociais, a demanda por carne no Brasil tem diminuído nos últimos anos. Mas alguns cortes baratos podem ser uma alternativa inteligente para desfiar, como o lagarto, sugestão do chef de cozinha Renato Pires.
Carne desfiada: como escolher uma boa e barata?
Desfiar carne é um jeito prático e econômico de aproveitar cortes mais duros e menos valorizados. O Renato recomenda o coxão mole, o coxão duro e o patinho como opções que garantem pratos gostosos e com um ótimo custo-benefício.
Mas se você quer uma carne desfiada que derrete na boca, a melhor escolha é o lagarto, um corte da parte de trás do boi, conhecido por ser a carne mais magra e seca do animal. Quer saber mais sobre esses cortes?
1. Coxão mole
Considerada uma carne popular por seu preço acessível e seu sabor, o coxão mole vem da parte de trás do boi, e tem uma textura fibrosa que se solta facilmente depois de um cozimento lento. Assim, é perfeito para rechear sanduíches, tacos ou massas, o coxão mole fica ainda mais gostoso com temperos variados e marinadas criativas.
3. Acém
Já o acém é outro corte que sempre aparece nas listas de carnes baratas e boas para desfiar. Com um pouco mais de gordura marmorizada, ele tem um sabor marcante e uma textura macia quando cozido lentamente. Nesse sentido, desfiando o acém, você pode usar em vários tipos de receitas, como tortas, wraps e até pães — afinal, quem resiste a uma carne louca bem temperada?
4. Patinho
Enquanto isso, o patinho é uma carne magra, nutritiva e gostosa, que oferece muitas possibilidades de preparo. Esse corte é conhecido por ter pouca gordura, mas não se engane: ele fica muito suculento e saboroso quando cozido da maneira certa. Ele se solta em fios macios e deliciosos. Ou seja, você pode usar o patinho em saladas, nachos ou até mesmo em pratos asiáticos, como o famoso beef teriyaki!
5. Pescoço
Muitas vezes esquecido, o corte do pescoço merece sua atenção. Ele tem uma quantidade maior de colágeno e tecido conjuntivo, o que o faz ideal para pratos de cozimento lento. Isto é, após desfiado, o pescoço se torna uma carne rica e cheia de sabor, ótima para sopas, guisados e ensopados.
6. Lagarto
Por fim, o lagarto, uma carne barata que rouba a cena quando o assunto é desfiar. Suas fibras longas e de cor vermelha-clara fazem dele um corte ideal para se soltar com facilidade. Ele fica muito macio e gostoso quando cozido em fogo baixo. Assim, é possível fazê-lo na panela de pressão ou brasear!