Além de ser a maior ferramenta de pesquisa utilizada no mundo, o Google também oferta diversas outras ferramentas para os seus usuários, como o serviço de e-mails Gmail e a nuvem de backup, o Google Drive. Nele, é possível salvar arquivos e fazer o upload do que for necessário guardar na nuvem para liberar espaço nos aparelhos.
Veja também: Limite máximo? Google Drive divulga ‘novidade’ e desagrada usuários.
Dessa forma, muitas pessoas utilizam o Google Drive para guardar documentos e arquivos importantes, que não podem ser perdidos de forma alguma. No entanto, uma medida liberada pela plataforma irá deixar muitos usuários na mão a partir de hoje (01).
Há algumas semanas, o Google anunciou que irá realizar mudanças no Drive, com o intuito de melhorar a experiência de seus usuários com a plataforma. Contudo, a má notícia vem após a empresa ter informado que irá deixar de prestar suporte e fornecer atualizações para uma parcela de seus clientes.
Quem não terá mais acesso ao Google Drive?
Segundo o anúncio do Google, o Drive irá deixar de funcionar em determinados computadores que contam com sistemas operacionais do Windows mais antigos. Assim, a plataforma não irá mais oferecer suporte a esses computadores, o que faz com que os arquivos dos usuários fiquem em risco. As versões do Windows que deixarão de ter o Google Drive são:
- Windows 8/8.1;
- WindowsServer 2012;
- Todas as versões de 32 bits do Windows.
Desse modo, o Google informou que somente esses usuários devem se preocupar com o uso do Drive em seus computadores. Já para os demais clientes que utilizam sistemas superiores aos citados acima, a plataforma continuará funcionando normalmente. Lembrando que o sistema deixará de funcionar nesses computadores a partir de hoje (1).
Como continuar utilizando o Drive?
Vale ressaltar que os arquivos armazenados na nuvem não serão deletados e que o usuário continuará tendo acesso a sua conta. No entanto, só será possível utilizá-la em um computador que possua Windows 10, que continuará tendo suporte técnico do Google. No entanto, há uma outra solução para quem não tem condições de trocar de computador nesse momento.
Caso você prefira, é possível baixar todos os arquivos do Google Drive e realizar o upload deles em outros serviços de nuvem, como o OneDrive e o iCloud. Além disso, caso o usuário tenha o Drive baixado também em seu celular e conectado à sua conta, os arquivos poderão ser vistos e ter o devido acesso.
Para isso, basta verificar que o aplicativo do Google Drive está baixado em seu celular e atualizado. Mas corra, que o acesso está sendo cortado nesta terça-feira.