Detran altera regra para renovação de CNH; veja o que muda

Renovação antecipada da Carteira Nacional de Habilitação ganha novas regras para facilitar a vida do motorista.



O motorista ganhou mais tempo para planejar e realizar a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) modificou a norma para atualização antecipada do documento.

Leia mais: Bateram no seu carro dentro do estacionamento do shopping? Saiba se a empresa é responsável

Antes, era preciso iniciar o processo com antecedência mínima de 30 dias em relação ao vencimento. A partir de agora, a solicitação de regularização pode ser feita a qualquer momento.

Entretanto, o serviço só está disponível presencialmente, nos postos de atendimento do departamento. A ideia é que a renovação antecipada também possa ser feita pelos canais digitais do órgão a partir do fim de setembro.

A decisão revoga o Comunicado Detran-SP 05, de 2013, que não permitia a atualização da CNH com antecedência de mais de 30 dias, a contar da data de validade da habilitação.

Como solicitar a renovação antecipada

Se você mora em São Paulo e quer solicitar a renovação antecipada da carteira de motorista, acesse o site do Detran.SP ou do Poupatempo para atualizar seus dados. Em seguida, agende atendimento presencial em um dos postos do Poupatempo, no Ciretran ou Posto Avançado Detran-SP.

Na data marcada, é necessário apresentar a CNH, original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência de até três meses, além de uma foto 3×4. O exame médico deve ser realizado na clínica informada durante o agendamento.

Além disso, condutores que exercem atividade remunerada (categorias C, D ou E) também precisam apresentar o resultado da avaliação psicológica e do exame toxicológico. O exame médico deve ser agendado em até 90 dias após coleta do material para análise toxicológica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário