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Dica para descobrir se seu CPF está cadastrado em celulares de estranhos

Descubra de graça se seu CPF está associado a números de celular que você não conhece com ajuda da Anatel.



Hoje, usamos nossos números nossos documentos para cadastro em diversas bases de dados. A facilidade de acesso a algumas delas torna essas informações vulneráveis a golpes, onde criminosos podem usar seu CPF, por exemplo, para criar linhas telefônicas ou até mesmo clonar chips.

Leia também: No rastro do CPF: dá para achar o número com nome ou data de nascimento de alguém?

Para lidar com essa ameaça, as empresas de telefonia Vivo, Algar, Claro, Sercomtel e TIM uniram forças com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para permitir que seus clientes verifiquem se há números desconhecidos associados aos seus CPFs nas prestadoras.

Caso a confirmação seja positiva, o usuário terá a possibilidade de solicitar o cancelamento da linha diretamente com a operadora onde a linha está instalada, conforme orientação da Anatel. Importante notar que essa consulta é aplicável somente a linhas pré-pagas, ou seja, não inclui linhas pós-pagas.

Saiba como consultar se seu CPF está sendo usado em outra linha

O projeto teve início em 2019, com uma etapa inicial de atualização cadastral em linhas pré-pagas ativas em todo o país. Atualmente, a base de dados é atualizada a cada mês e qualquer brasileiro pode utilizar o serviço. O procedimento de consulta é simples. Os interessados devem acessar o site da Consulta Pré-Pago, inserir seus dados e iniciar a pesquisa conforme os passos abaixo:

  1. Acesse cadastropre.com.br;
  2. Na página inicial, clique em “Consultar”;
  3. Insira seu CPF e clique novamente em “Consultar”;
  4. Caso haja linhas pré-pagas ativas associadas ao CPF, serão exibidas as prestadoras relacionadas;
  5. Se não houver nenhuma linha vinculada ao seu CPF, uma mensagem informará que “Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas prestadoras participantes”;
  6. As informações disponíveis são atualizadas até 30 dias antes do dia da consulta.

Caso a consulta revele alguma irregularidade, o consumidor deve entrar em contato com a prestadora correspondente e solicitar o cancelamento da linha. O pedido deverá ser processado dentro de um período de 24 a 48 horas.




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