A BYD, montadora chinesa que é uma das principais fabricantes de veículos elétricos de híbridos do mundo, confirmou a instalação de um complexo de fábricas em Camaçari (BA). A decisão também pode beneficiar uma futura concorrente da empresa.
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O presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, deu boas-vindas à companhia na nova planta na Bahia. O local anteriormente era ocupado pela Ford, que fechou as portas da unidade fabril em 2021.
O executivo afirmou que a saída da Ford causou também a migração de fornecedores de autopeças da montadora norte-americana do estado, enquanto outros passaram por dificuldades financeiras. Boa parte atendia a Stellantis, que produz modelos como Ram Rampage, Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass e Commander em uma cidade próxima, Goiana (PE).
Filosa acredita que a BYD trará de volta esses fornecedores e ainda poderá atrair outros, que serão úteis para a planta da Stellantis em Pernambuco. “Quando a Ford saiu da Bahia, todos os fornecedores começaram a sofrer e pioraram os custos de produção [da Stellantis]”, afirmou.
Ainda segundo ele, o grupo automotivo prevê que a instalação da BYD a Camaçari promoverá “a revitalização da cadeia de fornecedores trará mais competitividade local”.
A fabricante chinesa realmente iniciou conversas com parceiros na fabricação de componentes para seus automóveis, já que pretende produzir no local itens dos sistemas híbridos e elétricos de seus veículos.
“Na minha época de Ford, eram 28 fornecedores no parque de Camaçari, que fizeram investimento em instalações. Não é surpresa que esses fornecedores precisem buscar volumes na Stellantis. A produção no Nordeste é prejudicada por fatores logísticos inbound e outbound, tanto de componentes quanto de veículos prontos. Quanto mais produtos puderem ser escoados dentro da região, melhor para o fornecedor e montadora”, destaca o ex-executivo da Ford, o consultor Cassio Pagliarini.
Futura concorrente
As declarações de Filosa sobre a chegada da BYD à Bahia foram feitas durante um evento da Stellantis para apresentação de novas tecnologias de carros elétricos e híbridos a etanol com lançamento previsto no Brasil em 2024. Segundo o executivo, o grupo fabricará o primeiro carro totalmente elétrico no Brasil até 2030, e 20% das vendas no mercado nacional serão desse tipo de veículo até lá.
Com a instalação da fábrica da BYD em Camaçari, a Stellantis também se beneficiará de benefícios fiscais federais. Em julho, a Câmara dos Deputados derrubou a emenda da reforma tributária que prorrogava esses benefícios para as montadoras até 2032.
Entretanto, com a instalação da nova fábrica, o Senado pode trazer o trecho de volta. Se isso não ocorrer, as vantagens oferecidas pelo governo terminarão em 2025.