scorecardresearch ghost pixel



Fim do mistério: deixar o celular carregando a noite danifica a bateria?

Descubra por que deixar o celular carregando durante a noite não prejudica a bateria e confira dicas simples para cuidar do seu smartphone.



Você já se perguntou se deixar o celular carregando durante a noite pode prejudicar a bateria do seu aparelho? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas que querem aproveitar o tempo de descanso para recarregar o smartphone.

Veja também: Quem faz isso com o Google Maps economiza muita bateria e internet

Mas será que essa prática realmente danifica a bateria do celular? A resposta é não! Graças à evolução da tecnologia, os celulares modernos contam com baterias de íon de lítio, que possuem um sistema inteligente de gerenciamento de energia.

Isso porque esse sistema evita que a bateria sofra com o superaquecimento ou a sobrecarga, interrompendo o fornecimento de energia quando a bateria atinge os 100%. Assim, você pode deixar o seu celular carregando durante a noite ou o dia todo sem se preocupar.

Dicas simples para cuidar da bateria do celular

Entretanto, isso não significa que você não deva cuidar da bateria do seu celular. Existem algumas dicas simples que podem ajudar a prolongar a vida útil da bateria e evitar problemas futuros. Veja quais são elas:

  • Evitar temperaturas extremas: tanto o frio quanto o calor podem afetar o desempenho da bateria do seu celular. Por isso, evite deixar o aparelho exposto ao sol ou em locais muito gelados. Além disso, não carregue o celular embaixo do travesseiro ou em superfícies que possam reter calor.
  • Escolha carregadores confiáveis: o ideal é usar sempre o carregador original do seu celular, pois ele foi projetado para fornecer a carga adequada para a sua bateria. Se precisar usar outro carregador, opte por um que seja compatível com o seu aparelho e que tenha os circuitos de proteção necessários.

Carregar o celular por muito tempo pode viciar a bateria?

Outro mito bastante difundido é o de que deixar o celular carregando por muito tempo vicia a bateria. Isso acontecia com as antigas baterias de níquel, que tinham um efeito memória e perdiam capacidade se fossem recarregadas antes de esgotarem completamente.

No entanto, as baterias de íon de lítio não sofrem com esse problema e podem ser recarregadas a qualquer momento, sem prejuízo para a sua autonomia. Portanto, você pode carregar o seu celular quando quiser, sem medo de viciar a bateria.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário