A semana começou com temperaturas elevadas e atípicas para agosto, mas nos últimos dias os termômetros caíram e a chuva chegou ao Sudeste. A massa de ar quente e seco que atuava sobre a região perdeu força, deixando o tempo mais frio principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Leia mais: A partir do dia 30 de agosto, 5 signos receberão um dinheiro inesperado
Essas mesmas condições serão registradas até o meio desta semana, quando a temperatura na capital paulista fica na casa dos 16°C aos 22°C. No Rio, as marcas serão um pouco mais altas, entre 20°C e 24°C. Os outros dois estados da região, Espírito Santo e Minas Gerais, também continuam registrando dias mais amenos.
Não há previsão de calor no Sul do país, onde as temperaturas estão baixas. A semana começou com marcas abaixo de -5ºC na serra gaúcha e de 0ºC na Grande Porto Alegre. No decorrer da semana, os termômetros ficam mais estáveis, apesar de o frio continuar.
Previsão de chuva
As chuvas que acompanham caíram em acumulados 200 mm e 300 mm em algumas áreas do Rio de Janeiro e de São Paulo, volume incomum para a época. Apesar do calor, o tempo instável também chegou ao Centro-Oeste e ao Norte por meio de chuva e trovoadas.
Segundo a Climatempo, as chuvas são influenciadas pelo encontro entre o vento úmido que vem do oceano e o relevo da Serra do Mar. Elas devem continuar pelos próximos dias de forma fraca ou moderada em toda a costa do Sudeste, deixando o tempo úmido nos últimos dias de agosto nas capitais do Sudeste.
Nesta terça-feira (29), a chuva persistente atinge a região do Vale do Jequitinhonha, Vitória, Linhares, São Mateus, Baixada Santista e Angra dos Reis. A partir de amanhã (30), o tempo começa a ficar mais estável.