scorecardresearch ghost pixel



Jornada de 4 dias: testes começarão no Brasil e trabalhadores pulam de alegria

Iniciativa já foi realizada em outros países e tem mostrado resultados positivos em Portugal, Estados Unidos e Reino Unido. Será que proposta dará certo no Brasil?



Nos últimos anos, o mercado corporativo observou uma série de mudanças que impactaram a vida de milhares de trabalhadores, como a valorização das soft skills, discussões sobre saúde mental, popularização do modelo remoto e outros formatos de cumprimento do expediente, a exemplo da semana de trabalho de quatro dias.

Leia mais: Home office: 1.800 vagas de emprego e salários que ultrapassam R$ 8 mil

Nesta última, os defensores da proposta destacam que o modelo de trabalho traz diversos benefícios, melhorando não só a qualidade de vida dos funcionários como também elevando a produtividade. Isso é o que tem mostrado os testes realizados em empresas de vários países.

Em Portugal, trabalhadores de variadas organizações adotaram a jornada de trabalho de quatro dias. O projeto conta com o apoio do governo do país e não reduz remuneração. Caso o experimento apresente resultados positivos, é provável que o forma de trabalho por lá seja alterada.

Testes para jornada de trabalho de quatro dias serão realizados no Brasil

Já no Brasil, os testes estão previstos para serem realizados nos próximos meses por meio de uma parceria entre a Reconnect Happiness e a 4 Day Week Global. A iniciativa já realizou experimentos em alguns países como Estados Unidos, sendo o mais recente deles no Reino Unido.

As organizações apontam que 61 companhias participaram do projeto nas terras britânicas e 92% delas vão continuar usando o modelo. Cerca de 3 mil pessoas fizeram parte da iniciativa e o grupo mostrou uma redução de 71% em casos de síndrome do esgotamento profissional, isto é, Burnout. Além disso, as empresas perceberam aumento e ganho da produtividade.

Em entrevista ao jornal Brasil de Fato, Renata Rivetti comenta que muitas pessoas viam o trabalho como um fardo e após a pandemia, essa interpretação foi analisada, no qual muitos repensaram a vida, carreira, sem contar das novas gerações que questionam todo esse contexto. O desejo é trabalhar, mas sendo feliz e, para isso, as organizações e líderes precisam mudar os hábitos.

Nos testes em Portugal, o projeto ganhou ainda mais destaque, onde as empresas optaram por participar e receberam financiamento do Governo, ou seja, não pagaram pelo processo e assim, as instituições estão trabalhando juntas para avaliar políticas públicas, conforme aponta a atual líder de comunidade da 4 Day Week Brasil, Gabriela Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário