scorecardresearch ghost pixel



Depressão, burnout e mais: como saber se um colega de trabalho precisa de ajuda?

É importante que estejamos atentos às mudanças de comportamento que podem indicar que alguém está passando por dificuldades



Questões relacionadas à saúde mental estão cada vez mais presentes no mundo corporativo, e é importante que estejamos atentos às mudanças de comportamento que podem indicar que alguém está passando por dificuldades. Isso pode promover um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.

Leia mais: Xô ansiedade! Alimentos que podem ser grandes vilões da saúde mental

Vamos imaginar a história (fictícia) da Joana, uma jornalista talentosa que começou a enfrentar uma série de sintomas de ansiedade antes de ir para o trabalho. Seu coração acelerava, ela sentia náuseas e, às vezes, até mesmo chorava. Essas crises, que começaram esporadicamente, se intensificaram ao ponto de deixá-la paralisada diante do elevador no trabalho.

Felizmente, sua coordenadora percebeu as mudanças em seu desempenho e aparência e tomou uma atitude. Graças à atenção e ao apoio oferecido pela empresa, Joana recebeu o diagnóstico de ansiedade e encontrou o caminho para o tratamento adequado.

Não é apenas Joana que enfrenta esses desafios. Estima-se que 18,6 milhões de brasileiros vivam com transtorno de ansiedade, tornando o Brasil o país mais ansioso do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, a OMS considera o esgotamento ocupacional, conhecido como burnout, uma doença relacionada ao trabalho desde 2022. Essas condições não afetam apenas a vida pessoal das pessoas, mas também têm impacto significativo na economia e nas finanças do país.

Sinais de alguém pode estar passando por dificuldades emocionais

Identificar um colega de trabalho que está passando por dificuldades emocionais requer atenção às mudanças comportamentais. É possível observar sinais como:

  • Queda na produtividade;
  • Dificuldades nos relacionamentos interpessoais;
  • Afastamentos frequentes devido a crises de ansiedade.

Uma vez identificadas essas mudanças, é fundamental buscar ajuda profissional. Um médico psiquiatra e/ou um psicólogo podem realizar avaliações e propor o tratamento mais adequado para cada caso. A terapia, muitas vezes combinada com medicação, pode ser uma solução eficaz. É importante lembrar que cada pessoa é única, e o tratamento deve ser personalizado.

Como apoiar um colega que está passando por dificuldades?

Além de buscar ajuda profissional, existem diversas formas de apoiar um colega que está passando por dificuldades emocionais, entre elas:

  • Abrir espaço para uma conversa sincera;
  • Manter a calma;
  • Oferecer convênios com profissionais de saúde mental;
  • Promover programas de saúde e bem-estar;
  • Investir em práticas de equilíbrio para mente e corpo;
  • Realizar atividades dinâmicas e diferenciadas;
  • Compartilhar histórias que possam encorajá-lo a se abrir.

É importante respeitar o desejo do colega, mas estar presente e garantir que ele não se sinta sozinho durante esse momento delicado.

Reconhecer quando um colega precisa de ajuda é uma demonstração de empatia e solidariedade. Ao criarmos um ambiente de trabalho acolhedor e apoiador, podemos contribuir para o bem-estar emocional de todos e fortalecer os laços de equipe. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, e juntos podemos construir um ambiente mais feliz.




Voltar ao topo

Deixe um comentário