scorecardresearch ghost pixel



Larvas e pelo de rato! 4 marcas de sucesso que foram autuadas pela Anvisa

Mesmo sendo marcas conhecidas pela qualidade de seus produtos, elas já foram autuadas pela Anvisa por problemas em suas produções.



Diversas marcas famosas já foram autuadas pela Anvisa e passaram ilesa frente aos consumidores. Isso porque mesmo com questões processuais, as empresas conseguem abafar os casos e esconder as notificações dos clientes. Em contrapartida, algumas situações se tornam verdadeiros escândalos e acabam ganhando um conhecimento público.

Veja também: Fora do carrinho: marcas de molho de tomate foram suspensas pela Anvisa

Pensando nisso, trouxemos marcas famosas que foram autuadas pela Anvisa e quais os motivos que geraram essa ocorrência. Alguns acontecimentos acabaram se tornando questões nacionais, enquanto outras tiveram uma repercussão menor. Confira a seguir e veja se alguma dessas marcas está nas prateleiras de sua despensa!

Cinco marcas que já foram autuadas pela Anvisa

Casos envolvendo a vigilância sanitária ainda acontecem em 2023.

1. Fugini

A autuação da Fugini envolveu um dos principais escândalos da vigilância sanitária brasileira de 2023. Além da suspensão da venda dos produtos, a fábrica da empresa foi fechada e a Anvisa recolheu todos os itens das prateleiras dos supermercados. Dentre os alimentos suspensos, estavam os molhos de tomate, conservas, mostarda e maionese.

Segundo a Anvisa, a justificativa para a medida foi que foram encontrados diversos problemas que colocavam em risco a segurança alimentar dos brasileiros. Foi encontrado a presença de pelos de ratos, fezes de insetos, entre outros, acima dos limites estabelecidos pela agência reguladora.

Fugini se posiciona

Por meio da assessoria de imprensa, a Fugini afirmou que “desde abril, a Anvisa autorizou a empresa a retomar integralmente suas operações, após uma nova inspeção na unidade de Monte Alto (SP). De acordo com o órgão, todas as recomendações para a alteração de alguns processos e procedimentos foram acatadas e as ações corretivas concluídas com sucesso. Sendo assim, a empresa está, há mais de cinco meses, autorizada a comercializar toda a sua linha de produtos, com exceção de um lote específico de Maionese.”

A empresa ainda complementou sobre a questão do bolor em embalagens de sachê:

“Gostaríamos de esclarecer que a produção, enchimento e fechamento da embalagem sachê é totalmente automatizada. Em relação ao aparecimento de focos de bolor nesses recipientes, embalagens fechadas de molho de tomate, a empresa informa que a provável causa é o aparecimento de um micro furo (imperceptível ao olho nu) na embalagem devido ao manuseio incorreto em transporte e/ou no armazenamento nos pontos de distribuição. Por não conter conservantes, a entrada de ar pelo micro furo pode causar a contaminação do produto e, consequentemente, o surgimento do bolor. Esse fato também pode ocorrer pelo armazenamento por período incorreto na geladeira, após a abertura da embalagem – neste caso, o consumo deve ser realizado em até um dia.”

Por fim, afirmou que “é importante ressaltar que a Fugini sempre cumpriu com todas as obrigações sociais, legais, trabalhistas, fiscais e tributárias, além de respeitar o compromisso de entregar qualidade, saudabilidade e sabor em seus produtos“.

2. Nestlé

Pode parecer algo improvável devido ao tamanho da empresa, mas a Nestlé também teve problemas com a Anvisa em 2022. Ela foi uma das empresas autuadas pelo órgão devido ao fato de estarem comercializando produtos fora das regras determinadas pela instituição.

Segundo o laudo divulgado, um dos produtos que utilizava carnes da JBS possuía mais de 1% de carne de cavalo na composição, fato proibido por lei. Os produtos chegaram a ser recolhidos na Espanha e na Itália.

3. Ramy

Pertencente ao mesmo grupo da Fugini, a Ramy também foi retirada do mercado pela Anvisa. Assim, tanto a comercialização, distribuição e uso dos produtos da marca foram proibidos, visto que eles eram produzidos nas mesmas fábricas da Fugini. A mesma falta de segurança e controle de qualidade encontrado nos produtos da Fugini, se repetiam nos produtos da Ramy.

4. Natville

Por fim, a marca de laticínios Natville foi autuada pela Anvisa devido aos processos inadequados relacionados à higiene. Esse fator era encontrado principalmente na hora de produzir os produtos comercializados. Assim, a medida foi tomada para evitar prejudicar a saúde dos consumidores da marca.

*Matéria atualizada em 31 de agosto de 2023 às 16h31

A marca Nissin-Ajinomoto NÃO consta na lista de empresas autuadas pela Anvisa por produto em condições impróprias para o consumo. Sendo assim, foi retirada desta publicação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário