Imagina morder um pedaço de filé e precisar empregar muito esforço para mastigar as fibras da carne. Nesse caso, até mesmo cortes mais nobres precisam de um tratamento antes de ser levada até a frigideira, evitando texturas desagradáveis.
Veja também: Os 9 piores cortes de carne para churrasco, segundo quem entende do assunto
O famoso martelo usado para bater o bife não é a única alternativa, mas continua sendo uma boa opção para carnes mais duras. Logo, conheça outras maneiras de garantir um bom aperitivo nas principais refeições da semana.
Vai fazer carne para o almoço? Saiba como deixar o bife macio
Quando se trata da proteína animal bovina, recomenda-se realizar pequenos cortes entre os tecidos. Em seguida, é possível melhorar a consistência amaciando com as mãos, até sentir que o pedaço de carne se encontra maleável para cozinhar.
Por exemplo, o rabo, bochechas, alcatra, lombo, costelas e peito são resistentes e podem ser manipulados com o martelo. Dessa forma, corte os bifes e comece a imprimir pequenas batidas, lembrando que isso reduz o tempo de cozimento.
Use a temperatura do fogão e a pressão para amolecer os cortes
Considerando as leis da física e a composição de cortes robustos, refogar lentamente porções inteiras ou fatiadas, garante maciez. Esse efeito ocorre pela ação da panela de pressão, que torna a cocção muito mais lenta.
Embora seja uma etapa demorada, o colágeno dos músculos não desaparece por completo, transformando-se em gelatina. Portanto, deixa a carne suculenta e pronta para ser adicionada em receitas, como ensopados, recheios e churrascos.
Outros truques simples que são úteis e ainda valorizam o sabor
Enquanto muitas pessoas temperam o bife a seco, ou seja, usando apenas temperos desidratados e sal in natura, os churrasqueiros usam salmoura. Quanto a essa dica, misturar medidas iguais de sal e água, amaciam a carne.
Lembre-se que um molho bem caprichado também confere brilho e suculência, valorizando todos os ingredientes. Por fim, emulsificantes, maioneses, vinagre e ovo são outros alimentos que formam misturas emolientes acessíveis.