scorecardresearch ghost pixel



Médicos revelam que este hábito diário pode estar te deixando cansado

Pode parecer estranho, mas os médicos sugerem que um hábito diário aparentemente inocente pode estar secretamente te deixando exausto.



Quem nunca sentiu aquele cansaço que parece inexplicável? Aquele que persiste mesmo após uma boa noite de sono, uma alimentação equilibrada e um estilo de vida ativo. Pode parecer estranho, mas os médicos sugerem que um hábito diário aparentemente inocente pode estar secretamente te deixando exausto. E aqui está a surpresa: esse hábito é comer sua maior refeição no final do dia.

Leia também: Ciência revela: estes 8 hábitos podem te dar até 24 anos a mais de vida

Esse ditado popular – “Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo” – na verdade, possui um fundamento biológico.

Segundo a Dra. Mary Valvano, da BetterNowMD, a forma como nossas células processam os alimentos muda ao longo do dia. Uma refeição pesada tarde da noite pode desequilibrar nossos níveis de glicose no sangue e prejudicar a extração eficaz de energia das refeições do dia seguinte.

Cuidado com o “jet lag social”

Esse hábito de jantar tarde pode ser ainda mais prejudicial quando combinado com o famoso “jet lag social” – um comportamento que envolve descontrole nos fins de semana, incluindo a ingestão de alimentos ultraprocessados, açucarados e calóricos, bem como o uso de álcool. Esse hábito perturba ainda mais nosso ritmo circadiano natural, dificultando um sono de qualidade.

Outras práticas também podem estar sugando sua energia. Se você é um grande consumidor de bebidas energéticas, saiba que elas, ao contrário do que o nome sugere, podem gerar esgotamento. Estudos revelam que bebidas desse tipo podem representar um risco à saúde do coração e do cérebro, causar inflamação, aumentar a pressão arterial, entre outros problemas.

Por outro lado, se você tem um estilo de vida sedentário e segue uma dieta rica em açúcar e alimentos processados, isso definitivamente pode contribuir para baixos níveis de energia. Além disso, o estresse crônico também é um grande vilão, pois a fadiga é um efeito colateral conhecido do estresse e da exaustão emocional.

Mas nem tudo está perdido. Modificar alguns desses hábitos pode ser a chave para melhorar seus níveis de energia. Por exemplo, tente fazer exercícios regulares, seguir uma dieta rica em alimentos integrais e não processados, e praticar técnicas de gerenciamento de estresse.




Voltar ao topo

Deixe um comentário