O filtro de barro começou a ser produzido por volta de 1910, principalmente no interior paulista, conforme a chegada dos italianos. Em poucos anos, as casas brasileiras garantiram sua água fresquinha a partir de um mecanismo simples.
Veja também: Beber água antes ou depois do café? Dilema de séculos é esclarecido
Esse modelo de recipiente é feito de argila porosa, que protege o interior de alterações térmicas. Contudo, essa criação incrível ainda filtra impurezas, o que ajudou a reduzir o número de doenças por falta de saneamento básico.
Quais são as 5 vantagens de ter um filtro de barro em casa?
1. O filtro de barro é um verdadeiro item de decoração
Há alguns anos, o filtro de barro era considerado brega ou um sinônimo de simplicidade. No entanto, atualmente as pessoas reconhecem a sua importância, voltando a admirar esse design rústico que representa a cultura brasileira.
2. É tão eficiente quanto os filtros mais tecnológicos
É isso mesmo! Eles têm um índice de eficiência que supera os aparelhos mais tecnológicos de filtragem. Nesse caso, para quem já vive em um local com sistema de esgoto eficiente, basta colocar a água gelada no reservatório.
3. Mantém a água fresquinha até nos períodos mais quentes
Parece mágica, mas a argila não absorve calor e refrigera muito bem os sucos e outras bebidas durante muito tempo. Quanto à água, muitos afirmam que o sabor agradável deixa a experiência ainda mais satisfatória.
4. O método de produção é totalmente ecológico
Atualmente, os métodos produtivos em torno do filtro de barro, têm uma preocupação com o impacto ambiental. Desde as empresas até os pequenos produtores, a matéria-prima gera poucos resíduos e é sustentável.
5. Não é difícil limpar um filtro de barro tradicional
Para limpar um filtro de barro, você precisa de uma bucha vegetal e um pouco de sabão líquido. Dessa forma, é recomendado que a limpeza seja feita semanalmente, verificando se a água está devidamente limpa e sem fragmentos.