Você já ouviu o ditado, “tudo em excesso faz mal”? Bem, a vitamina C decidiu dar uma virada no jogo e mostrar que isso é bem verdade. No início, a ideia de tomar mais vitamina C soa quase como um superpoder: combater gripes, potencializar a imunidade e até deixar a pele com aquele brilho de celebridade do Instagram.
Leia mais: Ficando sem cheiro? Cuidado! Perda de olfato pode indicar risco de Alzheimer
Mas e se eu te contasse que aquele suquinho de laranja extra ou aquele comprimido a mais de vitamina C que você toma todo dia pode te dar mais do que apenas uma pele radiante? E se ele te oferecesse uma passagem VIP para o “Clube das Pedras nos Rins”?
Pois é! A vitamina C, que mais parece um amigo fiel, quando abusada, vira um pequeno vilão. O excedente dela no organismo se converte em oxalato, o grande culpado por essas “pedrinhas” dolorosas nos rins. Para os sortudos que nunca tiveram um cálculo renal, imagine uma dor que mais parece ter um pequeno alien tentando sair da sua barriga. Não é nada glamouroso, acredite.
Afinal, qual a quantidade certa de vitamina C no organismo?
Agora, imagina a surpresa: a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 45 mg/dia de vitamina C são suficientes para um adulto saudável. Isso é o equivalente a uma laranja. Agora pense que tem gente tomando mais de 50.000 mg por conta própria, tentando se transformar em um super-herói da imunidade. No mínimo, vão se transformar em superprodutores de pedras!
“Ah, mas o que é um cálculo renal? Soa como um cristal místico!” – Se fosse só isso! São depósitos sólidos formados nos rins, que vão de um simples grão de areia até uma pedrona que você jura que veio de outro planeta. E o drama não acaba quando ele se forma. Você ainda pode ter sintomas como dor ao urinar, sangue na urina (quase um episódio de série policial), náuseas, vômitos e aquela dorzinha que vai e vem, como uma dança macabra.
A boa notícia é que nem tudo está perdido. Antes de você despejar sua geladeira inteira de sucos de laranja, saiba que um equilíbrio é a chave. Afinal, a vitamina C é vital para o nosso corpo, mas como qualquer relacionamento, o segredo é a moderação. Mantenha-se dentro das recomendações e, caso sinta que precisa de um boost, consulte um médico.