scorecardresearch ghost pixel



O município mais competitivo do Brasil (e com mais crescimento econômico)

A cidade mais competitiva do Brasil representa um município que tem crescido nas avaliações de qualidade quanto à gestão pública em diversas frentes.



Os estudos do Centro de Liderança Política (CLP) foram divulgados, revelando os melhores municípios brasileiros. Durante o processo de avaliação, uma série de setores são avaliados, pensando na economia e no retorno à sociedade.

Veja também: Imigrar na terceira idade: 10 países da Europa para curtir a aposentadoria

Na última edição, que considera o período de 2022, Florianópolis recebeu o destaque, atraindo olhares para o crescimento econômico. Nesse caso, a ascensão é resultado de uma série de políticas públicas que estimulam o emprego.

Conheça o município com a melhor qualidade de vida do Brasil

A qualidade de vida em uma cidade está associada a diversos fatores, como acesso a serviços públicos, segurança, oportunidades de trabalho, lazer, educação e saúde. Quanto aos resultados de 2023, houve uma melhora na empregabilidade.

Esses relatórios técnicos são de extrema importância para propor melhorias e reconhecer a administração de gestores públicos. Além de garantir elogios, Florianópolis tem 574 mil habitantes que hoje garantem seus direitos.

Qual é a importância do investimento em capital humano nas cidades?

Nos últimos anos, o investimento em educação foi uma prioridade, somada a parceria com indústrias. Enquanto os cidadãos têm acesso a um ensino de qualidade, eles compõem um banco de mão de obra especializada.

Esse foco nos saberes técnicos e científicos geram inovação, e consequentemente, fortalecem o capital humano. Não é à toa que a sede de Santa Catarina cresceu mais de 43 posições em três anos nesse aspecto, segundo os avaliadores.

O ponto forte da região é a segurança, que recebeu pontuações altas nos últimos quatro anos, com menções negativas à sustentabilidade fiscal.

Confira a lista dos municípios mais competitivos do país

1º Florianópolis (SC)
2º São Paulo (SP)
3º Barueri (SP)
4º Porto Alegre (RS)
5º São Caetano do Sul (SP)
6º Curitiba (PR)
7º Campinas (SP)
8º Vitória (ES)
9º Santana de Parnaíba (SP)
10º Santos (SP)
11º Maringá (PR)
12º Belo Horizonte (MG)
13º Balneário Camboriú (SC)
14º São Bernardo do Campo (SP)
15º Blumenau (SC)




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário