Preparar arroz pode parecer simples, porém, toda receita tem seus segredos e exige cuidado no preparo. Sendo assim, não basta pegar os temperos, o óleo e esquecer da sequência correta. Você já parou para pensar nos critérios que os restaurantes seguem no intuito de oferecer um sabor impecável?
Veja também: Revelada a função do 4º lado do ralador: ele vai facilitar sua vida na cozinha
Veja algumas dicas que garantem um bom resultado no cozimento desse cereal tão importante.
6 dicas para fazer o arroz perfeito e atingir o ponto ideal
1. Não mexa o arroz enquanto ele estiver cozinhando
Diferente do risoto e de massas frescas, o arroz fica empapado se receber muito estímulo ao cozinhar. Nesse caso, o processo correto contempla a fritura dos temperos, os grãos e em seguida a água, com a panela semi-tampada.
2. Cuidado! Não acerte o cozimento com água fria
É possível que você precise acertar a quantidade de água ao perceber que cada grão permanece firme. Desse modo, adicionar água fria vai comprometer a textura do alimento, mantendo-o cru e desagradável ao paladar.
3. Sempre utilize um medidor ao adicionar os ingredientes
Lembre-se que para cada medida de arroz, são necessárias duas medidas de água e essa relação é fundamental. Portanto, não faça nada sem medir, evitando erros e desperdícios desnecessários, considerando a proporção adequada.
4. Atente-se à temperatura do fogão após a fervura
Ao dourar os dentes de alho, mantenha o fogo em uma temperatura média ou alta, mas assim que a água for adicionada, deixe em fogo baixo. Isso é recomendado porque temperaturas altas fazem a água evaporar e não cozinha a comida.
5. Não esqueça de dourar bem o alho e a cebola
Você quer uma refeição saborosa? Então capriche no tempero com bastante alho, cebola e especiarias da sua preferência. Uma vez que ele estiver bem temperado, principalmente quanto ao sal, o prato fica mais apetitoso.
6. É importante deixar o arroz descansando antes de consumir
Assim que toda a água evaporou, deixe a panela tampada e aguarde pelo menos 5 minutos antes de servir. Essa etapa serve para os grãos terminarem de completar os estágios de cozimento, resultando na consistência ideal.