O Itaú e o PicPay decidiram tomar uma atitude, mas desagradaram os seus clientes. Recentemente, a fintech anunciou que iria cobrar uma taxa de inatividade nas contas dos usuários que não realizassem movimentações. Inspirado pela medida, o Itaú decidiu que irá cancelar os cartões que não estivem sendo utilizados pelas pessoas.
Leia mais: Até R$ 300 a mais: PagBank oferta limite emergencial no cartão de crédito
Por incrível que pareça, essa é uma ação muito comum entre as instituições financeiras e nos bancos digitais. Isso acontece devido ao hábito que os brasileiros têm de ter conta em várias instituições, seja para aumentar o limite total em cartões de crédito ou para aproveitar os diferentes benefícios ofertados pelos bancos.
Infelizmente, esse “hábito” pode ser prejudicial aos bancos, visto que as contas e cartões inativos impedem que os serviços sejam ofertados para clientes que realmente estão precisando do limite e/ou da conta.
Confira quais foram as mudanças anunciadas pelo Itaú e pelo PicPay!
Tempo de inatividade no Itaú
De acordo com o documento divulgado pelo banco, os clientes que deixarem os seus cartões sem uso por três meses terão o serviço cancelado. Anteriormente, esse período de tolerância era de seis meses, mas isso mudou.
A redução passará a valer a partir de 8 de agosto.
Dessa data em diante, o cliente que não realizar nenhuma movimentação no cartão por três meses terá o seu cartão bloqueado. Além disso, o Itaú informou também que tem permissão para negar as transações que não sejam relacionadas a bens ou serviços. Isso inclui transações em moedas estrangeiras, investimentos, operações de crédito, entre outras.
Inatividade no PicPay
Já a fintech, anunciou a implementação de uma taxa de inatividade para os seus clientes. Segundo o anúncio feito pela financeira, serão consideradas inativas as contas que não apresentem transações financeiras ou atividades de acesso do cliente por um período de 360 dias. A cobrança da taxa de R$ 10 já está em vigor.
Desse modo, a quantia será deduzida do saldo disponível na conta do usuário. Caso a conta permaneça sem movimentação por mais 360 dias, a empresa irá encerrar a conta.
Se o cliente retomar a atividade, a cobrança da taxa será interrompida.