O Google tem um buscador que permite aos usuários fazer pesquisas na internet sobre qualquer assunto ou conteúdo, a qualquer momento do dia. Um dos termos bastante procurados pelos brasileiros é “Bolsa Família”, nome do maior programa de transferência de renda do país.
Leia mais: Está devendo bancos como Caixa, Bradesco, Itaú e outros? Veja como se livrar do débito
Segundo dados do Google Trends, ferramenta da empresa que revela os termos mais buscados durante um determinado período, existem alguns estados onde a procura pelo benefício é bem maior. Dos 10 estados do país com o maior volume de buscas, 8 estão localizados na região Nordeste.
Os dados revelam que o Maranhão é o estado com mais pesquisas relacionadas ao Bolsa Família, superando bastante o segundo colocado.
Um dos principais motivos dessa procura intensa é que o Maranhão é também a unidade federativa do país com a menor renda mensal média per capita, o que indica a quantidade de famílias de baixa renda que vivem no local. No estado, o rendimento médio por pessoa é de apenas R$ 814.
Outro tópico interessante é que boa parte dos recursos do Bolsa Família são destinados ao Nordeste, onde os moradores recebem cerca de R$ 6,4 bilhões por mês. Dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome mostram que cerca de 9,6 milhões de famílias da região receberam o benefício em julho.
Volume de buscas por ‘Bolsa Família’
Para determinar a popularidade de um termo, o Google Trends divide os pontos de dados pelo total de pesquisas em um determinado local e intervalo de tempo. Os resultados são expressos em pontos de 0 a 100.
Um valor de 100 é o pico de popularidade de um termo, enquanto 50 indica que o termo teve metade da procura em relação ao pico. Quando a pontuação chega a 0, significa que o termo teve menos de 1% da popularidade que o pico.
Sabendo disso, confira os cinco estados brasileiros que mais buscaram por “Bolsa Família”:
- Maranhão: 100 pontos;
- Alagoas: 74 pontos;
- Piauí: 72 pontos;
- Pará: 68 pontos;
- Pernambuco: 67 pontos.
Recorde de popularidade
Os dados do Google Trends também mostram que a busca pelo termo Bolsa Família registrou seu recorde de popularidade em abril de 2020, início da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O segundo pico ocorreu em junho de 2023, durante a aprovação do documento que retomou o programa, substituído pelo Auxílio Brasil durante o governo Bolsonaro.