Segundo a Receita Federal, a restituição do Imposto de Renda de 2023 está sendo paga em cinco lotes. Desde maio, os lotes estão sendo disponibilizados conforme a ordem de prioridade estabelecida pelo fisco. A primeira restituição do IR foi paga no dia 31 de maio. A segunda, em 30 de junho. A terceira, por sua vez, em 31 de julho.
Leia mais: Professores podem ficar isentos do Imposto de Renda; Câmara decide em breve
Com isso, muitos consumidores se perguntam quando o quarto lote será repassado. Em resumo, os contribuintes que entregaram a declaração até o dia 10 de maio receberam a sua restituição no primeiro lote. Os pagamentos foram feitos respeitando os critérios de prioridade para o repasse.
De acordo com o calendário estabelecido pela Receita Federal, o quarto pagamento será realizado no dia 31 de agosto. Já o quinto e ultimo lote, será repassado aos contribuintes finais no dia 29 de setembro. Para descobrir se o seu pagamento será feito no quarto ou no quinto lote, será preciso ficar atento aos requisitos dos repasses.
Ordem de repasse da restituição IR em 2023
O critério de prioridade para o recebimento do valor segue, inicialmente, a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Além disso, os repasses serão realizados pela seguinte ordem:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
- Contribuinte com maior fonte de renda advinda do magistério;
- Contribuintes que escolherem pela declaração pré-preenchida e quem solicitou a restituição por PIX;
- Demais contribuintes.
Por fim, a novidade da restituição de 2023 foi o pagamento dos valores via PIX. Assim, as pessoas que optaram por receber os seus reembolsos por esta modalidade têm prioridade no lote. Vale lembrar que a Receita Federal aceitou somente chaves PIX cadastradas com o mesmo CPF do titular da declaração entregue. As demais chaves não foram aceitas para o pagamento da restituição.