scorecardresearch ghost pixel



Sem precisar de tinta, erva popular ajuda a reduzir os cabelos brancos

Você sabia que as plantas podem melhorar a saúde dos seus cabelos? Então confira a ação desta erva usada em várias receitas para evitar os fios brancos.



O envelhecimento é um processo natural da vida, mas muitas pessoas associam certas características à estética. Nesse caso, o cabelo branco afeta a autoestima das mulheres que preferem mais cor e definição da raiz às pontas.

Veja também: Alerta! Ingrediente ‘queridinho’ para os cabelos pode causar câncer, segundo OMS

Por outro lado, há possibilidades naturais que não agridem o couro cabeludo, mantendo a nutrição. Entre as maneiras mais populares de escurecer as raízes está o enxágue usando uma infusão de alecrim, uma erva abundante no Brasil.

É possível reduzir o surgimento dos fios brancos

Embora os cabelos brancos sejam na maioria determinados pela genética, há maneiras naturais de retardar seu aparecimento. Sendo assim, uma abordagem comum é a partir do uso de ervas e ingredientes que apresentam pigmentos.

Esses truques eram usados nos tempos antigos, em épocas nos quais os recursos eram escassos e caros. Desse modo, trata-se de métodos acessíveis, que cabem no bolso de todos e não oferecem riscos similares aos das tintas.

Entenda por que o alecrim faz bem para os cabelos

O alecrim, encontrado pelo nome científico de Rosmarinus officinalis, é uma erva aromática amplamente apreciada na culinária e na medicina natural. No contexto capilar, reúne compostos estimulantes e antioxidantes que recuperam o brilho.

Portanto, o seu óleo essencial contém substâncias que melhoram a circulação no couro cabeludo, nutrindo os folículos capilares. Logo, esse estímulo evita o envelhecimento das células que causam o embranquecimento dos fios.

Como escurecer a raiz do cabelo usando alecrim

1º passo: ferva uma xícara de água e adicione algumas colheres de alecrim seco. Deixe a mistura descansar por cerca de 20 minutos antes da primeira aplicação.

2º passo: assim que estiver frio ou morno, coe a infusão e aplique-a diretamente no couro cabeludo, focando na área da raiz. Massageie suavemente para estimular a circulação e deixe agindo por 45 minutos.

3º passo: após o período de ação, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador. Certifique-se de remover todo o resíduo do chá de alecrim e repita esse processo regularmente, conforme necessário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário