Se você faz parte do time que é fã do calor e estava feliz com o retorno do sol nos últimos dias, saiba que essa condição está com os dias contados. Uma nova frente fria chegará ao país neste sábado (2), avançando pelos estados da região Sul e atingindo também áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
Leia também: Entre subir e cair: veja previsão da Aneel para conta de luz de setembro
De acordo com a previsão divulgada, as chuvas serão volumosas, podendo ultrapassar dos 120mm. Além disso, a frente fria traz risco de queda de granizo e rajadas de vento acima de 50 km/h nessas regiões. Assim, os moradores dos três estados da região Sul, de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás devem ficar atentos ao sair de casa durante o fim de semana.
Ciclone extratropical acompanha a frente fria
No domingo (3), um sistema de baixa pressão que está atuando no norte da Argentina, Bolívia e Paraguai começará a se deslocar para o Centro-Sul do Brasil, gerando mais um ciclone extratropical. Dessa forma, o fenômeno deve atingir novamente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre domingo e quarta-feira (6).
Contudo, o ciclone não se conterá somente na região Sul desta vez. A previsão indica que o fenômeno causará tempestades no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, centro-sul de Goiás, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Os efeitos do ciclone deverão ser sentidos nessas áreas entre segunda (4) e quarta.
Além disso, há chances de queda de granizo, raios e rajadas de ventos que podem ultrapassar os 80 km/h, exigindo atenção dos moradores dessas regiões. Por fim, as condições climáticas que irão se instaurar no país a partir de sábado podem prejudicar as plantações nas áreas em questões.