scorecardresearch ghost pixel



Vai resistir por gerações: 5 dicas para aumentar a vida útil da bateria do celular

Bateria "viciando", superaquecimento e outros defeitos podem ser evitados com bom hábitos de cuidados com o celular. Confira as dicas.



Hoje em dia, é praticamente impossível viver sem o celular. Essa afirmação não é feita à toa, já que o dispositivo facilita diversas tarefas, funcionando como um computador na palma da mão durante todo o dia; contudo, um problema que pode afetar boa parte dos usuários é a bateria e a sua vida útil.

Leia mais: União Europeia anuncia decisão que mudará o futuro dos celulares pelo mundo

Essa questão é um problema antigo do mercado, que sempre busca desenvolver baterias com carregamento ágil e que durem por mais tempo. Esse componente costuma durar de meses a anos, entregando segurança e bom funcionamento no tempo indicado pelas desenvolvedoras.

Mas quando esse período é excedido, o item pode gerar dores de cabeça, visto que o celular acaba tendo que ser levado para todos os lugares com o carregador, sob o risco de pifar a qualquer momento. A boa notícia é que dá para elevar a vida útil da bateria com cuidados simples, evitando assim o superaquecimento e outros defeitos.

Quais cuidados tomar para aprimorar bateria?

Conforme informado pelo portal Olhar Digital, algumas práticas simples pode ajudar nesta tarefa. Com isso, o usuário não terá que lidar com tanto aborrecimento. Entre as medidas, estão:

  • Evitar expor o smartphone em altas temperaturas;
  • Evitar também locais com alta umidade;
  • Se atentar aos carregadores inteligentes;
  • Dispensar uso de capinha em momentos específicos;
  • Utilizar a função reiniciar.

Vamos entender cada uma das dicas, começando pelos aspectos do ambiente que influenciam na vida útil da bateria. Lugares com temperaturas altas, acima de 35ºC, já podem causar danos e problemas até mesmo irreversíveis, se essa exposição for frequente, segundo aponta o The Wall Street Journal.

A orientação é manter o celular em local arejado.

A mesma recomendação também vale para locais úmidos, considerando que a umidade dos ambientes, como o banheiro, pode fazer com que o item fique inchado, comprometendo assim a sua segurança.

O superaquecimento pode ser evitado com a ajuda de carregadores inteligentes, além disso, dispensar o uso da capinha na hora de carregar ou durante os momentos em que celular está efetuando atividades de alto desempenho pode ser uma boa estratégia para permitir que a estrutura do aparelho acabe ventilada.

Por fim, a saúde do componente pode ser aprimorada com uso da reinicialização de vez em quando, pois esse processo ajuda em atualizações importantes do programa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário