scorecardresearch ghost pixel



Você se preocupa com a bateria do celular? Pessoas estão tendo ansiedade e pânico

Segundo uma pesquisa realizada pela Counterpoint Research, cerca de 72% dos entrevistados ficam ansiosos com a baixa bateria do celular.



O uso compulsivo do celular se tornou um ponto de estudo por especialistas de todo o mundo, analisando diversas manias desenvolvidas pelos usuários. Segundo dados divulgados pela ComScore, o Brasil é o segundo país com mais usuários que usam compulsivamente seus aparelhos, perdendo apenas para a África do Sul. Uma das manias mais observadas foi a obsessão pela porcentagem da bateria do celular.

Veja também: 6 efeitos tóxicos de checar o celular ao acordar: o 4º é o mais preocupante

Com esse hábito, muitas pessoas ficam mais ansiosas ao perceberem a porcentagem da bateria cair ao longo do dia. Enquanto alguns possuem medo de ficarem com o celular sem carga, outros contam com uma verdadeira preocupação da bateria do aparelho se viciar com o tempo. Mesmo sem possuir uma causa específica, o novo vício tem um motivo comum entre os usuários das redes sociais: antigos celulares que tinham bateria com vida útil muito curta.

Obsessão por bateria do celular preocupa especialistas

Segundo uma pesquisa realizada pela LG em 2016, nove a cada 10 pessoas apresentam sintomas de ansiedade ao perceberem que o celular está com pouca bateria. O estudo mostrou que a maioria dos entrevistados sentiu pânico quando a bateria do aparelho estava abaixo dos 20%. Com isso, 42% dos entrevistados afirmaram deixar de realizar atividades, como sair de casa, para ficar carregando o celular.

Além disso, a falta de bateria já foi responsável até mesmo pelo fim de relacionamentos. Na pesquisa apresentada pela LG, um a cada três entrevistados já discutiram com seus parceiros por chamadas não atendidas ou mensagens não respondidas quando o celular estava sem bateria. Sete anos após a pesquisa da LG, um novo levantamento feito pela Counterpoint Research mostrou que a preocupação com a bateria do celular continua.

No último ano, 65% dos entrevistados afirmaram ter alterações de humor devido à bateria do telefone. Assim, 72% dos participantes afirmaram que quando a porcentagem do aparelho cai abaixo dos 20%, o nervosismo e a ansiedade se tornam presentes. Por fim, especialistas se preocupam sobre a influência dos smartphones na saúde mental dos usuários, incentivando cada vez mais a adoção de hábitos saudáveis no uso dos aparelhos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário