scorecardresearch ghost pixel



Visto para quê? Passaporte mais poderoso do mundo é revelado; seria o Brasil?

Se você está curioso para saber se o nosso passaporte tem uma posição de destaque, podemos adiantar que há boas notícias!



Você já imaginou ter um passaporte que te permita viajar para inúmeros países sem precisar de visto? Isso parece um sonho para qualquer viajante ávido por desbravar territórios. O Henley Passport Index, um ranking que avalia a liberdade de viajar sem restrições, revelou a mais recente lista dos passaportes mais poderosos do mundo, e há uma mudança surpreendente no topo.

Leia também: Passaporte na mão: 4 destinos comuns entre quem quer mudar de país

Novo país conquistou o primeiro lugar

Por cinco anos consecutivos, o Japão reinou como líder absoluto, mas desta vez, um novo país conquistou o primeiro lugar, e não estamos falando de um gigante europeu ou americano.

A surpresa veio com Cingapura, cujos cidadãos agora têm acesso a impressionantes 192 nações sem a necessidade de visto. E não para por aí! Outros países asiáticos e europeus também estão no topo da lista, oferecendo uma verdadeira vantagem para seus cidadãos globetrotters.

Confira o ranking:

  • 1º – Cingapura – 192 países
  • 2º – Alemanha, Itália, Espanha – 190 países
  • 3º – Áustria, Finlândia, França, Japão, Luxemburgo, Coreia do Sul, Suécia – 189
  • 4º – Dinamarca, Irlanda, Holanda, Reino Unido – 188
  • 5º – Bélgica, República Tcheca, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Suíça – 187
  • 6º – Austrália, Hungria, Polônia – 186
  • 7º – Canadá, Grécia – 185
  • 8º – Lituânia, Estados Unidos – 184
  • 9º – Letônia, Eslováquia, Eslovênia
  • 10º – Estônia, Islândia – 182

Mas e o Brasil, onde será que está na classificação?

Se você está curioso para saber se o nosso passaporte tem uma posição de destaque, podemos adiantar que há boas notícias! O Brasil subiu uma posição no ranking de 2023, alcançando a 19ª colocação, e agora proporciona acesso sem visto a 168 países. Isso significa que os brasileiros têm a oportunidade de explorar diversas culturas e paisagens ao redor do mundo com menos burocracia.

Ao conferir o ranking completo, é possível perceber a diversidade de nacionalidades presentes nas primeiras colocações. Na lista, você encontrará nações como Alemanha, Itália e Espanha em uma posição privilegiada, podendo ingressar em 190 países sem qualquer empecilho.

Agora, se você está se perguntando quais são os passaportes que enfrentam mais dificuldades para conquistar fronteiras além de suas próprias nações, o ranking também revela os últimos colocados.

O passaporte do Afeganistão, por exemplo, permite o acesso a apenas 27 países sem visto, seguido do Iraque com 29 países e da Síria com 30. Esses números nos fazem refletir sobre as barreiras que muitas pessoas enfrentam para desbravar o mundo e desfrutar da liberdade de viajar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário