scorecardresearch ghost pixel



Viajar sem roupas: você toparia a proposta dessa companhia aérea?

Proposta de viajar sem roupas na mala pode ter impacto ambiental importante. Teste vai durar um ano em viagens para Tóquio. Veja explicação.



Uma companhia aérea japonesa está oferecendo o serviço de aluguel de roupas para incentivar viajantes internacionais a reduzirem emissões de carbono. A proposta é que os passageiros possam viajar sem roupas na bagagem, diminuindo o peso transportado.

Leia também: Por que menos pessoas estão lavando as roupas? Culpa é do ‘low-wash’

O teste de um ano está sendo operado pela Japan Airlines em parceria com a Sumitomo Corp., oferecendo aos passageiros a opção de alugar roupas a preços acessíveis em vez de levarem suas próprias roupas em suas viagens para Tóquio.

Os clientes selecionam as roupas por meio de um aplicativo chamado “Any Wear, Anywhere” e as recebem em seu destino. O objetivo é promover uma economia mais circular, reutilizando roupas e reduzindo o impacto ambiental, embora o impacto exato ainda precise ser avaliado.

Clientes que decidirem alugar por app podem viajar sem roupas na mala

Os passageiros podem navegar pelas opções de roupas no aplicativo até um mês antes da viagem, escolhendo entre uma variedade de blusas e calças para diferentes estações e ocasiões. As coleções têm preços que variam de US$ 28 a US$ 49. No entanto, os viajantes ainda precisarão trazer suas próprias meias e roupas íntimas.

Ao chegar em seu hotel em Tóquio, os participantes recebem uma sacola com as roupas selecionadas, que são previamente lavadas e passadas. Eles podem ficar com as peças por até duas semanas antes de devolvê-las. O serviço também pode ser utilizado por hóspedes do Airbnb, que precisam combinar a retirada e a entrega das roupas com os anfitriões.

A intenção é reduzir as emissões de carbono em uma indústria que é responsável por 2,5% das emissões globais. Segundo a Japan Airlines, eliminar 10 kg de bagagem em um voo entre Nova York e Tóquio pode reduzir as emissões de carbono em 7,5 kg, equivalente a dirigir um carro por 39 km.

Além do benefício ambiental, há também a vantagem de prolongar o ciclo de vida das roupas, lavando e reutilizando as mesmas peças para diferentes viajantes. A colaboração envolve também as empresas japonesas Wefabrik, que opera uma plataforma online de combinação de roupas sustentáveis, e Hakuyosha, um serviço de lavanderia e limpeza a seco premiado por sua sustentabilidade.

A Japan Airlines monitorará o peso das bagagens despachadas durante o teste para avaliar seu impacto. No entanto, é possível que os passageiros que viajem com malas mais vazias sejam tentados a comprar roupas novas no exterior e acabem retornando com bagagens mais cheias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário